Paróquias terão novos párocos e vigários

Você

Paróquias terão novos párocos e vigários

Bispo anuncia transferência de padres para fevereiro. Poucas ordenações preocupam

Vale do Taquari e Rio Pardo -O bispo dom Canísio Klaus, da Diocese de Santa Cruz do Sul, anunciou nesta semana a transferência de dez religiosos em 2015. Conforme o padre Roque Hammes, as mudanças são realizadas para atender as necessidades de cada paróquia. “Todas são efetivadas em comum acordo com os sacerdotes.”

01Nos últimos dois anos, foram ordenados quatro padres, número considerado bom, tendo em vista o pouco interesse dos jovens em assumir a vocação. Para atender as 51 paróquias dos vales do Rio Pardo e Taquari há em torno de 60 padres, a maioria com mais de 55 anos. Para auxiliar nos serviços nas comunidades de 40 municípios, 20 diáconos e 800 ministros ajudam os párocos.

Segundo Hammes, a idade avançada preocupa e, por isso, a igreja abre cada vez mais oportunidade para os fiéis assumirem funções dentro das comunidades. “Ainda existe resistência quanto aos ministros e diáconos ajudarem o padre, mas é uma saída para amenizar o déficit.”

Dever cumprido

Após quatro anos, o padre Loreno Antônio Konzen, 64, deixa o comando da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Arroio do Meio. Volta para o município de Candelária, onde trabalhou por dois anos. “Apesar de uma certa tristeza, saio com a sensação de dever cumprido. O padre não é da comunidade e, sim, um servo de Deus. Precisa estar onde necessitam dele.”

Enaltece os projetos desenvolvidos como a reformulação contábil das comunidades, organização das diretorias, formação de grupos de liturgia, de ministros e incentivo para ter novos líderes para dividir o trabalho na paróquia. “Precisamos ter propostas mais atraentes para os jovens participar.”

Natural de Cruzeiro do Sul, completa em dezembro 38 anos de sacerdócio. Com o auxílio de outros dois padres atende um contingente de 14 mil fiéis na paróquia, divididos em 20 comunidades e núcleos. Por mês, reza uma média de 50 missas, além de participar de encontros, visitas, cursos e eventos sociais.

Para saber

População dos vales Taquari e Rio Pardo: 532.476 habitantes

Católicos: 436.630 e representam 82% do total. Deste montante 63% moram na zona urbana e 37%, no meio rural

Fonte – Censo do IBGE de 2000

Quem será transferido

Padre Roni Osvaldo Fengler: retorna da Alemanha após período de estudos. Será diretor espiritual do Seminário Sagrado Coração de Jesus de Arroio do Meio e do Seminário São João Batista de Santa Cruz do Sul. Assumirá também a função de vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Arroio do Meio.

Padre Fabrício Niederle: estava na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Vila Estância Nova. Assumirá o cargo de reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Arroio do Meio e coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional.

Padre Loreno Antônio Konzen: estava na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Arroio do Meio. Será vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Candelária de Candelária.

Padre Rafael Henrique Toillier: estava no Seminário Sagrado Coração de Jesus de Arroio do Meio. Será pároco da Paróquia Santa Bárbara de Encruzilhada do Sul.

Padre Marcelino Sivinski: estava na Paróquia Santa Bárbara em Encruzilhada do Sul e assume como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Santa Cruz do Sul.

Padre Antônio Loucival Bremm: estava na paróquia Nossa Senhora da Conceição em Santa Cruz do Sul. Será pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Monte Alverne, Santa Cruz do Sul.

Padre José Inácio Straatmann: estava na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Monte Alverne, Santa Cruz do Sul. Assume como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Passo do Sobrado.

Padre Milton Inácio Lunardi: estava na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Passo do Sobrado e assume como pároco da Paróquia São Gabriel Arcanjo de Cruzeiro do Sul.

Padre Aldo José da Silveira: estava na Paróquia São Gabriel Arcanjo de Cruzeiro do Sul. Será pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Vila Estância Nova e vigário paroquial da Paróquia São Sebastião Mártir de Venâncio Aires.

Padre Pergentino Stefano Pivatto: estava em Porto Alegre e lecionava na PUC. Assume a função de pároco da Paróquia Nossa Senhora da Purificação de Travesseiro.

Acompanhe
nossas
redes sociais