Executivo estipula mudanças para 2015

Você

Executivo estipula mudanças para 2015

A partir de janeiro, estacionamento será paralelo na maior parte das ruas

Encantado – As constantes reclamações de motoristas e o aumento do fluxo de veículos na área central motivam o município a repensar a organização das vias, cruzamentos e sinalizações. Depois de estudos, integrantes do Conselho Municipal de Trânsito (Comtran) e do Departamento de Trânsito divulgaram ontem mudanças previstas para 2015.


01
A primeira alteração ocorre a partir do dia 5 de janeiro. Todas as ruas da área central e interior contarão com estacionamento paralelo, com exceção das ruas Júlio de Castilhos, Miguel Luiz Pretto e Monsenhor Scalabrini – apenas onde há recuos oblíquos nas calçadas.

O estudo feito por um engenheiro contratado pelo Executivo também prevê como no acesso a Av. Júlio de Castilhos pela travessa Ergile Sana. A passagem no trecho será pelo lado esquerdo da pista, na chamada mão-inglesa, para evitar cruzamentos. Os caminhões também terão horários restritos de circulação na área central.

Segundo o coordenador do Departamento de Trânsito, Getúlio Leonel dos Santos Nunes, as mudanças garantirão mais segurança aos pedestres e motoristas, facilitando o fluxo na área central. As medidas, conforme ele, serão implantadas ao longo do ano, com algumas definições pendentes.

Há pelo menos dois anos, o Comtran cobra mudanças, mas parte dos projetos esbarra na falta de recursos. Segundo o presidente da entidade, Márcio Arcari, a análise técnica dos pontos facilitará as adaptações. Enfatiza o reforço na sinalização dos cruzamentos, na tentativa de reduzir os riscos de acidentes. Para custear as obras, conta com parte dos R$ 53 mil anuais repassados ao departamento e colaboração do Legislativo.

Locais de risco

Segundo o tenente da Brigada Militar, Paulo César Diehl, o órgão não foi informado sobre as mudanças e ainda não teve acesso ao estudo. Reforça a precariedade da sinalização em alguns trechos, em especial, nas ruas centrais, e relata a falta de pintura das faixas de segurança.

Entre os pontos com acidentes mais frequentes, elenca o cruzamento em frente à rodoviária e na quadra seguinte, no entroncamento das ruas Duque de Caxias e Tiradentes.

Diehl frisa a necessidade de disciplinar o trânsito local e projeta o aumento na fiscalização aos motoristas, no intuito de inibir acidentes.

Mudanças previstas

– Estacionamento nas zonas urbana e rural será paralelo, com exceção de trechos específicos (citados acima)

– O acesso à av. Júlio de Castilhos pela travessa Ergile Sana será pelo lado esquerdo da pista (chamada mão-inglesa)

– Veículos de grande porte terão limite de horário para transitar nas ruas centrais

– Colocação de tachões de redução de velocidade em alguns trechos

– Implantação de sentido único em trechos a serem definidos.

Acompanhe
nossas
redes sociais