Viva o Taquari disputa final de prêmio

Você

Viva o Taquari disputa final de prêmio

Projeto da região concorre com outras três ONGs o concurso nacional ANA 2014

Lajeado – Em reconhecimento às práticas de sustentabilidade, a ação Viva o Taquari Vivo está entre as três finalistas do Prêmio da Agência Nacional das Águas (ANA). A premiação bienal busca reconhecer boas práticas relacionadas à água. O concurso recebeu 452 inscrições dos 26 estados e mais o Distrito Federal, superando o recorde da edição anterior, de 2012, que reuniu 363 projetos.

02Os vencedores serão anunciados em cerimônia no dia 3 de dezembro, em Brasília. A ação Viva o Taquari Vivo é promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Desde 2007, voluntários limpam as margens do Rio Taquari e afluentes, diminuindo a contaminação das águas e solo.

Em abril, cerca de 500 pessoas recolheram 2,6 mil quilos de lixo entre Lajeado, Estrela e Arroio do Meio. Tecidos, pneus, madeira, plástico e lixo eletrônico são os materiais mais encontrados.

Coordenadora do Parceiros Voluntários e integrante do Viva o Taquari Vivo, Gilmara Scapini, ressalta o objetivo da ação de engajar a comunidade e ajudar na preservação dos recursos hídricos. Presidente da Acil, Alex Schmitt, destaca a importância do trabalho da ONG Parceiros Voluntários, de Lajeado, na mobilização das centenas de voluntários a cada edição da ação.

Vencedor vai à Coreia do Sul

A comissão julgadora do Prêmio ANA escolheu os três melhores trabalhos das sete categorias em disputa: Empresas, Ensino, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia, e Pesquisa e Inovação Tecnológica. Do Rio Grande do Sul, duas entidades foram à final.

Os sete vencedores, um em cada categoria, receberão o Troféu Prêmio ANA, criado pelo mestre vidreiro italiano Mario Seguso exclusivamente para o evento. Os premiados em Brasília viajam ao próximo Fórum Mundial da Água, de 12 a 17 de abril de 2015, em duas cidades da Coreia do Sul: Daegu e Gyeongbuk. Durante o evento, apresentarão seus trabalhos no Pavilhão Brasil, estande do país no Fórum.

Acompanhe
nossas
redes sociais