Poesia de estrelense chega à Feira do Livro de Porto Alegre

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Poesia de estrelense chega à Feira do Livro de Porto Alegre

Texto de Maria Schuster integrará livro que reúne 89 produções

Estrela – A estudante Maria Graziela Schuster, 14, do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos, teve sua poesia selecionada para integrar o livro Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias lançado anualmente, na Feira do Livro de Porto Alegre. A aluna é a única da região selecionada.

02Hoje, a estudante recebe diploma de participação e distribui autógrafos durante o lançamento da publicação, que reúne produções de 89 alunos de todo Estado. O Programa Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias chega à sua 22ª edição e é promovido pela Secretaria de Estadual da Educação.

O projeto estimula a autoexpressão do aluno, valoriza a produção gráfica e textual, consolidadas pelo hábito da leitura desenvolvido na escola. A publicação mostra ao público o resultado do trabalho realizado nas escolas estaduais do Estado.

Os textos foram desenvolvidos com três temáticas: medos, superação de preconceitos e importância da leitura para o conhecimento da vida.

A poesia de Maria foi elaborada em sala de aula e tratou sobre superação de preconceitos. A professora de Língua Portuguesa, Hugnara dos Santos, sugeriu para cerca de 70 alunos do 6° e 8° ano que fizessem textos e poesias sobre os temas. Depois de avaliados como trabalhos curriculares, os alunos foram desafiados a reescrever os textos e melhorar em alguns aspectos. A atividade foi eletiva e assim foram selecionados textos de todos os gêneros e encaminhados à Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Desenvolvimento

Para escrever a poesia, Maria buscou artigos e textos que tratavam do assunto para desenvolver algo que expressasse a realidade. Para ela, o preconceito precisa ser debatido e resolvido para o país ter um futuro melhor.

Conta que desde os primeiros anos que estudava sempre gostou de escrever poesias, por isto se interessou em melhorar a poesia e concorrer.

Conta que não esperava que seu texto fosse selecionado. Estava no colégio quando recebeu a notícia, foi um momento de euforia.

A vice-diretora da instituição, Lori Maria Tresoldi, expressa que para a escola é um orgulho ter um aluno selecionado para integrar um livro. Segundo ela, isto é o resultado do incentivo à leitura e produção de texto em sala de aula. “Para nós é uma conquista e a quebra de preconceitos.”

Conforme a vice-diretora, a conquista estimula a participação dos demais alunos. Para ela, o projeto oportuniza colocar no papel o que os alunos conseguem de produzir.

O processo de participação é intermediado pela CRE, que envia um convite a escolas dos municípios. O trabalho realizado nas escolas é conduzido pelos professores. Após selecionar os textos nas escolas, a CRE avalia quais concorrem à participação no livro.

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