Região mantém alerta de temporais

Você

Região mantém alerta de temporais

Vendaval de ontem deixou 25 mil casas sem luz. Tempo melhora na terça-feira

Vale do Taquari – Resultado do choque térmico entre duas massas de ar, o temporal da madrugada de ontem destelhou prédios na região e deixou cerca de 25 mil clientes da AES Sul e da Certel Energia sem energia elétrica.

03Foram registrados 59,7 milímetros de chuva das 3h às 10h30min, o que corresponde a cerca de 37% da média esperada para outubro, de 160mm. Até o fim da tarde de ontem, o acumulado foi de 69,9 mm.

Santa Clara do Sul. Foi um dos municípios mais atingidos. O vendaval arrancou parte do telhado de aluzinco do ginásio municipal de esportes, do centro, e com ele tubulações. O ecônomo Natalício Luís da Rosa, 33, chegou ao local por volta das 4h. Improvisou uma barreira de areia abaixo da arquibancada para a água acumulada com as chuvas não alcançar o piso de madeira.

A antiga sede da câmara de vereadores, no segundo andar do ginásio, foi inundada. Conforme o prefeito Fabiano Immich, a administração municipal contabiliza os prejuízos causados pela tempestade e, na semana que vem, deve decretar situação de emergência. “Considerando o tamanho do estrago, o seguro contra vendavais do prédio onde fica o ginásio será insuficiente para arcar com todas as despesas decorrentes desse temporal.”

Em agosto de 2013, o município investiu R$ 51,7 mil na colocação de uma manta asfáltica sobre o telhado para eliminar goteiras e para servir de isolante térmico e acústico.

O vendaval também atingiu o telhado da igreja São Franciso Xavier, que passa por reformas. O seguro será acionado. Algumas casas do município foram destelhadas. Ontem à tarde, Nelson Marx substituiu o telhado da garagem e recolheu telhas espalhadas pelo pátio. Algumas foram parar na piscina.

Queda de árvores

O Corpo de Bombeiros de Lajeado atendeu diversas ocorrências. Equipes removeram duas árvores, uma na BR-386, próximo ao pórtico do acesso a Forquetinha, e outra na ERS-130, em Palmas. Foram registradas outras quedas na rua Miguel Tostes, no bairro São Cristóvão, e na ERS-413, nas imediações da UPA, no bairro Moinhos D’Água.

No bairro Conventos, parte de uma árvore caiu sobre o telhado do posto de saúde, mas causou poucos danos. No centro, na rua Borges de Medeiros, uma manta térmica atingiu cabos de energia e causou queda de luz.

Roca Sales. Casas foram destalhadas no interior, em Linha Constância. Em Encantado, a queda de árvores causou danos em avenidas e rodovias. Secretaria de Obras se divide para remover os galhos e abrir as estradas. Na avenida Antônio de Conto, dois postes de luz caíram. No Parque João Batista Marchese, galhos danificaram a rede elétrica. Já no bairro Planalto, casas tiveram danos nos telhados.

Cruzeiro do Sul. Um poste de energia elétrica com transformador foi derrubado pelo vento. Centenas de residências ficaram às escuras. No entanto, uma equipe da AES Sul foi acionada e recolocou o poste ainda de manhã.

Energia elétrica

O temporal da noite passada causou interrupção no fornecimento de energia para 13 mil associados consumidores em toda a área de atuação da Certel Energia, principalmente em Progresso, Boqueirão do Leão, Pouso Novo, Marques de Souza, Capitão, Canudos do Vale, Forquetinha, Lajeado e Travesseiro.

As principais causas do problema são árvores ou galhos que caíram sobre a rede elétrica, queimando um transformador e quebrando dois postes de concreto em Picada Serra, Marques de Souza.

Na área da AES Sul, cerca de 13 mil clientes ficaram sem energia. As cidade mais atingidas foram: Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Doutor Ricardo e Coqueiro Baixo. Segundo a AES Sul, galhos atingiram a rede de energia elétrica, rompendo fios e danificando transformadores.

O coordenador regional da AES Sul, Ricardo Slaghenaufi Neto, estima que cerca de três mil clientes tenham a energia religada hoje. O motivo é a dificuldade no acesso.

Tempo bom só a partir de terça-feira

Segundo o Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates, a frente fria que chegou ao Estado mantém o tempo instável hoje, com chance de chuva a qualquer momento. Há risco de novos temporais. No entanto, podem ocorrer curtos períodos de tempo bom. O frio aumenta em relação a ontem, com mínima de 19°C e máxima de 25°C.

Neste sábado, segundo informações da CIH, a frente fria mantém a nebulosidade com pancadas de chuva. O risco de temporais e chuva forte diminui. As temperaturas variam pouco no decorrer do período e o dia deve ser ameno: mínima de 18°C e máxima de 23°C.

No domingo, as condições do tempo pouco mudam. O risco de temporais é pequeno. As temperaturas seguem com pouca variação, permanecendo amenas na maior parte do dia, com mínima de 18°C e máxima de 23°C.

A instabilidade se mantém até segunda-feira, com condições favoráveis para chuva. A tendência é de gradual melhora do tempo entre a terça e quarta-feira da semana que vem.

Acompanhe
nossas
redes sociais