Ruas podem ficar sem decoração de Natal

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Ruas podem ficar sem decoração de Natal

Município não abre licitação para contratar empresa e CDL rechaça receber verba

Lajeado – O impasse sobre a colocação dos enfeites natalinos na cidade repete o problema ocorrido no ano passado. Em 2013, faltavam 22 dias para a principal data para o comércio quando o município encaminhou R$ 149 mil à Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Com o dinheiro, foi contratada uma empresa para ornamentar as principais vias.

Neste ano, afirma o presidente da entidade, Daniel Dullius, a diretoria não aceita a responsabilidade de enfeitar a cidade. “Se for para fazer na última hora, nós abrimos mão.” Diante desta posição, para poder investir na preparação das ruas, o governo precisa fazer uma licitação. Com a proximidade do fim de ano, Dullius acredita não haver tempo hábil.

02Segundo ele, desde janeiro, em reuniões com integrantes do governo, a CDL aborda a decoração natalina. “Ouvimos sempre a mesma resposta. Que estão tratando disso internamente, vão buscar verba federal. Sempre ficaram postergando.”

Para ele, o motivo dessa indefinição recai na desorganização do governo, tendo em vista a experiência do ano passado. “Durante todo ano falaram que não ia se repetir o que aconteceu em 2013. Mas já vimos que será a mesma coisa.”

Conforme Dullius, há cerca de 20 dias, a diretoria da CDL esteve com secretários de governo. Na ocasião, diz, os representantes do Executivo afirmaram que formariam um conselho dentro da administração para estipular o que seria feito em termos de ornamentação. A partir disto, criariam um fundo para angariar recursos e investir em decoração.

A secretária de Cultura e Turismo, Arilene Dalmoro, evita falar sobre o assunto. Ela garante que na próxima semana o conselho determinará o encaminhamento da licitação para os enfeites.

Comerciantes lamentam impasse

Lojistas estão preocupados com a indefinição sobre os enfeites natalinos, em especial na rua Júlio de Castilhos, maior ponto comercial da região. Alguns acreditam que atrasará outra vez, a exemplo de 2013.

Para dar resultado nas vendas, a decoração natalina deve estar pronta até o dia 15 de novembro, acredita o lojista Luiz Carlos Delavald, 60. “Só não pode se repetir o que aconteceu em 2013, quando a responsabilidade mudou de mãos na última hora.”

Para Delavald, Lajeado tem a obrigação de ser destaque no Natal do Vale, por se tratar de um polo comercial. “O que se percebe é que Estrela está chamando mais a atenção”, compara. Ele está apreensivo pela falta de informações sobre os planos do governo para a decoração da rua Júlio de Castilhos.

Temendo novo atraso na ornamentação, a gerente de uma loja de confecções, Ana Patrícia Teolin, 29, antecipou a decoração da vitrina. “Precisamos fazer a nossa parte para garantir algum atrativo.”

“Vamos atrair clientes pelas promoções”

Frente às incertezas quanto à ornamentação da cidade, o presidente da CDL, Daniel Dullius, aposta nos prêmios da Campanha Lajeado Brilha deste ano, que sorteará um apartamento avaliado em R$ 100 mil.

Para ele, a falta de decoração prejudica os comerciantes. “Vamos perder visitantes para Estrela e Colinas. As pessoas gostam de ver a cidade enfeitada, preparada para o Natal.” Segundo Dullius, ter alinhado as promoções com a ornamentação das ruas motiva as pessoas a comprar.

Lançamento na terça-feira

A CDL lança na próxima terça-feira a 16ª edição da Lajeado Brilha. A programação será apresentada no Salão Panorâmico do Clube Tiro e Caça, a partir das 20h30min. A campanha compreende dois eixos de atuação: promoção no comércio e eventos, como a chegada do Papai Noel.

No próximo dia 30, as 140 empresas participantes do Lajeado Brilha recebem os kits com materiais de divulgação. Vitrinas e ambientes das lojas serão enfeitados para, a partir do dia 1º de novembro, começar a distribuição das seladinhas, com prêmios instantâneos e sorteios de cinco vales-compra de R$ 1 mil cada e do apartamento.

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