Eleitores  retornam às urnas  domingo

Você

Eleitores retornam às urnas domingo

Justiça aprimora sistema biométrico para evitar transtornos do primeiro turno

Vale do Taquari – O segundo turno das eleições para a Presidência da República e Governo do Estado ocorre neste domingo. As sessões eleitorais abrem a partir das 8h e fecham às 17h. Mais de 142,5 milhões de brasileiros estão aptos a votar. No Rio Grande do Sul, o número totaliza quase oito milhões e no Vale do Taquari passa de 269 mil. A Justiça está apreensiva quanto à formação de filas, em especial nos 18 municípios da região onde ocorre a votação biométrica.

Houve transtornos no primeiro turno (5 de outubro) em função da estreia da identificação do eleitorado por meio das impressões digitais. Em determinadas cidades, entre elas, Mato Leitão, extrapolou-se o horário limite estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para votar. Alguns eleitores precisaram repetir o processo até oito vezes. Em outros casos, a votação foi autorizada apenas mediante a apresentação dos documentos.

Para evitar novos incômodos, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reforçou a orientação aos mesários. A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal observou que a maioria dos problemas nas urnas biométricas foi causada por erros de posicionamento do dedo do eleitor no momento da identificação.

“Estamos otimistas com este segundo momento. Na estreia, é normal haver algum contratempo. Agora, eleitores

e mesários estão mais acostumados”, aponta a juíza da 29º Zona Eleitoral, Carmen Barghouti.

Fiscalização

O Judiciário orienta eleitores a se dirigir aos locais de votação o mais cedo possível, a fim de evitar a formação de filas. Outra observação do Judiciário diz respeito às regras eleitorais. A juíza Carmen aponta que os setores de fiscalização foram instruídos e estarão atentos a qualquer atividade ilícita. Reforça a proibição de aglomerados de pessoas. “A manifestação pode ser individual e silenciosa.”

A exemplo do primeiro turno, um Oficial de Justiça está designado para cada município. Ele circulará pela cidade, dando suporte aos mesários e ajudando na fiscalização, como boca de urna, transporte de eleitores e propagandas no momento indevido. “Caso houver alguma denúncia, serei comunicada e emitirei uma ordem judicial diretamente do cartório por sistema o-line. Vamos agir”, destaca Carmen.

Documentos exigidos

1. É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto: carteira de identidade ou documento equivalente (identidades funcionais); certificado de reservista; carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação (modelo novo com foto).

2. A Justiça Eleitoral também recomenda a apresentação do título de eleitor, para facilitar a identificação da seção eleitoral.

Horários

A votação inicia às 8h e encerra às 17h. O Judiciário pede aos eleitores para se dirigir às sessões o quanto antes, para evitar filas.

Os primeiros números da contagem de votos devem ser divulgados logo após o fechamento das sessões. Em virtude da diferença de fuso horário, o TSE começará a divulgar os resultados da totalização dos votos para presidente da República às 20h.

Fique atento

Quem não votou no primeiro turno pode ir às urnas neste domingo. Mas ainda deverá justificar a ausência no pleito de 5 de outubro até o dia 4 de dezembro. Aos que não votarem agora, o prazo de apresentação encerra em 25 de dezembro.

O Judiciário atenta que o não comparecimento a três eleições consecutivas (sendo considerado cada turno uma eleição) acarreta no cancelamento da inscrição eleitoral. Os que estiverem fora do Brasil e não forem cadastrados para votar no exterior, terão até 30 dias, contados do retorno, para se justificar em um Cartório Eleitoral.

Entenda a diferença entre branco e nulo

No primeiro turno, o Vale do Taquari totalizou 19,6 mil votos brancos e nulos aos candidatos à Presidência da República. Ao governo do Estado, foram 26,5 mil. Conforme a legislação, nos cálculos eleitorais a um determinado candidato são contabilizados apenas os votos nominais e os de legenda, desconsiderando os brancos e nulos. Mesmo que os votos brancos e nulos representem mais da metade do total, não é possível anular uma eleição por este motivo.

Se entende por branco aquele no qual o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Ele é interpretado como um ato de conformismo, em que o eleitor está satisfeito com qualquer candidato que vencer.

O voto nulo ocorre quando o eleitor manifesta a vontade de anular, digitando na urna um número inexistente, que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente registrados. É apenas registrado para fins de estatísticas e não é computado como voto válido.

Acompanhe
nossas
redes sociais