Acordo prevê a manutenção de praças

Você

Acordo prevê a manutenção de praças

Governo se compromete a construir espaços e moradores garantem conservação

CCR-aviso-ponte

Teutônia – Ação do governo municipal pretende conscientizar moradores quanto à necessidade de preservação dos bens públicos. A pedido da comunidade, o Executivo reestrutura a área de lazer do bairro Teutônia. Em contrapartida, um grupo de famílias se compromete a fazer a manutenção do espaço. Caso a medida tenha resultado positivo, será estendida para outros pontos da cidade.

03A ideia surgiu durante reunião com 18 pessoas do bairro, realizada em junho, na casa de um dos moradores. De acordo com a secretária da Juventude, Esporte e Lazer, Aline Röhrig, a praça localizada na rua Maurício Cardoso, imediações do Arroio Harmonia, estava subaproveitada. “Nos pediram uma série de investimentos. A própria sociedade entendeu que poderia ajudar a manter o ambiente.”

Entre os pedidos, estava a retirada da cancha de bocha e diminuição da cancha de areia para oportunizar outros atrativos. No lugar, a comunidade pediu a construção de uma pista de caminhada, instalação de brinquedos e de uma academia ao ar livre. “É muito importante tomar as decisões em conjunto, pois são eles que vão utilizar o espaço oferecido. Até porque precisamos dos moradores para nos apoiar e auxiliar na manutenção das áreas verdes”, aponta Aline.

Os trabalhos estão em andamento. Enquanto isto, as famílias organizam a criação de uma associação do bairro para administrar a praça. Caberá à entidade, entre outras questões, a pintura dos equipamentos e da cerca, corte de grama, limpeza e busca por novos atrativos. “Mas não vamos nos afastar. Qualquer necessidade terá aporte do governo. Esse acordo busca sobretudo conscientizar a comunidade que estes ambientes são públicos e cabe todos ajudar a cuidar.”

Até então, a parceria feita entre Executivo e moradores era realizada em apenas um espaço do município, no loteamento Arco Íris. No local, a associação do bairro chegou a construir e reformar um ginásio. Se funcionar, será levado a outros pontos da cidade. Como exemplo, a secretária cita a área de lazer no Loteamento Weber. “Quando os moradores assumem a responsabilidade de manter, principalmente quanto à conservação do espaço e os cuidados para que vândalos não depredem o local, todos saímos ganhando”, conclui Aline.

Participação popular

O encontro entre representantes do governo e os moradores foi na casa de Gerson Leonhardt, 50. Ele aponta que o espaço estava abandonado por anos e a comunidade precisava de um lugar adequado, tanto para a realização de atividades físicas como de lazer. “As caminhadas são feitas na rua e as crianças brincam neste ambiente também. É muito perigoso.”

O processo de formalização da associação começa logo após o término das obras. Em seguida, o grupo buscará a conscientização com outros moradores do bairro, para que também se comprometam a preservar a praça. “É complicado deixar tudo para a prefeitura. Se não nos engajássemos, logo estaria abandonado outra vez, porque o governo tem muitas outras coisas pra fazer.”

seis academias feitas neste ano

Ao todo são 24 áreas de lazer na cidade, 18 com academia. No primeiro semestre, seis novas academias de ginástica ao ar livre foram instaladas nos bairros Alesgut, Canabarro, Teutônia, Boa Vista e Linha Catarina. Os equipamentos custaram R$ 247 mil, dinheiro oriundo de emenda parlamentar.

As estruturas contam com aparelhos de supino, simulador de caminhada, de cavalgada, remada sentada e de esqui duplo. Também aparelho de pressão de pernas, alongador e multiexercitador com seis funções.

Moradores elogiam. Na praça do bairro Teutônia, a qual será administrada pela comunidade, Vanda Rückert aponta que será uma ótima opção para atividades físicas próximo de casa.

Ela caminha diariamente na estrada da Vila Cuba. “É muito perigoso, porque tem muita circulação de veículos.”

Acompanhe
nossas
redes sociais