Famílias exigem e governo arruma pontes

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Famílias exigem e governo arruma pontes

Passagem em São Jacó foi reestruturada no dia seguinte à reunião com moradores

oktober-2024

Estrela – A mobilização de famílias do interior do município por mais segurança nas pontes surtiu efeito. Na noite dessa segunda-feira, moradores de quatro localidades, representantes da Brigada Militar e do poder público definiram as mudanças. Ontem, o governo de Estrela iniciou a reestruturação da passagem sobre o Arroio Posses, em Linha São Jacó, onde três pessoas morreram afogadas depois que o carro caiu na água há dez dias.

03De acordo com o coordenador do Departamento de Trânsito, Cláudio Lauer, foi solicitado aos proprietários das terras lindeiras à estrada geral permissão para roçar a vegetação e tornar a ponte mais visível. Novas placas de sinalização foram postas no trecho, Informam sobre o estreitamento da pista, de curva acentuada, limite de velocidade em 20 Km/h e placas delineadoras.

Um guard-rail foi instalado em um dos lados da estrutura, onde o carro tombou no início do mês. Para isto, foram colocados postes de eucalipto – semelhantes àqueles usados na rede elétrica – soterrados por quase um metro. Além de duas barreiras de aço.

Servidores retiraram o excesso de terra acumulado sobre a ponte de madeira. “Já tínhamos as placas prontas. Queríamos ter feitos isto na semana passada, mas a chuva inviabilizou o serviço”, justifica Lauer.

Segundo o coordenador, um estudo é desenvolvido para definir melhorias em todas as cinco pontes do interior. Tais estruturas ainda não têm prazo para serem recuperadas.

O governo de Estrela também quer rever o acordo assinado em 1983 com Teutônia a respeito das responsabilidades dos dois municípios com as divisas. “Esse acerto valeu para aquela época. Desde então, os prefeitos têm combinado verbalmente. Agora queremos a formalização disso”, diz Lauer.

Dezenas de acidentes. Cinco mortes

Participaram da reunião moradores das comunidades de Glória, Novo Paraíso, Linha Wink e São Jacó. Os integrantes relataram que nas últimas duas décadas aconteceram dezenas de acidentes apenas na ponte sobre o Arroio Posses. Neste período, cinco pessoas morreram. O primeiro caso aconteceu ainda no fim da década de 1980, quando dois homens morreram afogados após o veículo despencar da passagem.

A situação mais recente e, que resultou em toda a mobilização das famílias, aconteceu na noite do dia 11 deste mês. Sérgio José Scortegagna Filho, 40, viajava de carro de Venâncio Aires para Caxias do Sul. Acompanhado da mulher Maria Carolina, 33, e dos dois filhos, Eduardo, 7, e Rafael, 3, seguia as indicações do GPS.

O sistema apontou o trajeto mais curto, traçando uma linha pelo interior dos municípios. Na BR-386, Filho ingressou na estrada geral de São Jacó, um atalho entre a rodovia federal e a Rota do Sol (RSC-453). Depois de poucos quilômetros na estrada de chão, perdeu o controle do veículo, que rodopiou e caiu na água. Ele conseguiu escapar, mas a família ficou presa e morreu afogada.

Ofício aponta mudanças

A reunião foi organizada pela União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela (Uame). A entidade prepara a lista de reivindicações apresentadas no encontro, para remeter ofício ao Ministério Público e aos governos de Estrela e Teutônia.

Dentre as medidas reivindicadas com urgência estão: alinhamento e melhorias das estradas, instalação de muretas, iluminação, placas de sinalização, limpeza na beira da pista e alargamento das pontes. Uma comissão foi formada para cobrar a realização das reivindicações. A próxima reunião da União está agendada para o dia 11 de novembro, às 20h30min, na Escola Municipal La Salle, de Linha São Jacó.

Teutônia não participa

Como antecipado pelo prefeito de Teutônia na semana passada, Renato Altmann, nenhum integrante do governo participaria da reunião agendada pela Uame. “É muito estranho, pois não recebi convite por telefone nem por escrito. Nos convocaram via imprensa”, afirmou na ocasião. O organizador do encontro, Aloísio Mallman, garante ter entregue os convites à Defesa Civil.

Além disso, Altmann julgou antiético Teutônia participar de uma reunião sobre um assunto que pertence ao município vizinho. “Não nos isentamos de nossas responsabilidades, tanto que o Conselho de Trânsito recomendou e nós determinamos a revisão das pontes. O que não podemos é interferir nas questões de Estrela.”

Como parâmetro para as divisas, o governo se vale do documento assinado ainda em 1983 entre os dois municípios, na época de emancipação. Por meio dele, o trecho em direção ao sul, compreendido entre a Casa Comercial de Teodoro Ely (Linha Wink) até a oficina mecânica de autosserviços Lautert (Linha Glória), ficou aos cuidados de Estrela.

O percurso em direção ao norte, que parte também da Casa Comercial de Teodoro Ely (Linha Wink) até a Linha Leopoldina, ficou aos cuidados de Teutônia. “Não temos que procurar culpados pelos acidentes, mas, sim, trabalhar para melhorar as condições das pontes, dentro do limite de cada município”, apontou o gestor em entrevista à Rádio Independente ontem de manhã.

Obras em andamento

Apesar de evitar a discussão com o município vizinho, o governo de Teutônia trabalha na recuperação das pontes situadas em seu território. Na semana passada, Conselho de Trânsito (Comtrante) se reuniu com o prefeito para avaliar a necessidade de investimentos. Altmann exigiu urgência por parte do Departamento de Trânsito para revisar as estruturas, sinalizá-las e providenciar a instalação de cabeceiras laterais.

Estudo desenvolvido pela administração municipal indicará a quantidade de materiais necessária para atender a reivindicação. De acordo com o gestor, projetos de novas obras passaram a contemplar todos os requisitos de segurança. Como exemplo, cita a pavimentação de Linha Clara, em direção a Poço das Antas. Neste percurso, a ponte sobre o arroio local recebeu melhorias nas cabeceiras, além da implantação de mureta e setas indicando o estreitamento para a passagem.

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