Município revisa segurança de pontes

Você

Município revisa segurança de pontes

Prefeito cobra maior sinalização e proteção de passagens no interior da cidade

Teutônia – Líderes do governo municipal se reuniram, nessa terça-feira, com o Conselho de Trânsito (Comtrante) para avaliar a condição das pontes no interior. O prefeito Renato Altmann exigiu urgência por parte para revisar as estruturas, sinalizá-las e providenciar a instalação de cabeceiras laterais.

02Levantamento iniciado nesta semana indicará a quantidade de materiais necessários para atender a reivindicação. “Temos que estar atentos. Vamos fazer o que for preciso para evitar acidentes”, diz Altmann.

De acordo com o gestor, projetos de novas obras passaram a contemplar todos os requisitos de segurança. Como exemplo, cita a pavimentação de Linha Clara, em direção a Poço das Antas. Neste percurso, a ponte sobre o arroio local recebeu recuperação das cabeceiras, além da implantação de guarda-corpo e setas indicando o estreitamento da passagem.

No começo da semana, moradores da divisa entre Estrela e Teutônia solicitaram uma reunião os governos das cidades e representantes da Brigada Militar para tratar sobre falta de segurança nas passagens. A mobilização iniciou após a morte de três pessoas da mesma família, nesse sábado, quando um veículo caiu da passagem sobre o Arroio Posses, em São Jacó, em Estrela.

A reunião é organizada pela União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela (Uame). Ocorre no centro comunitário da comunidade de São Jacó, a partir das 20h30min desta segunda-feira. De acordo com o presidente da entidade, Aloísio Mallmann, pelo menos cinco pontes nas proximidades apresentam os mesmos problemas. A mais precária, justamente onde aconteceu o acidente com a família, passou por ajustes nessa segunda-feira.

A Administração Municipal de Estrela, encarregada pelo trecho desde a emancipação de Teutônia, colocou placas de sinalização. O governo se compromete ainda a planejar medidas capazes de reforçar a segurança da passagem.

“Não participaremos do encontro”

O prefeito Altmann definiu que o Executivo de Teutônia não participará do encontro. “É muito estranho, pois não recebi convite por telefone, nem por escrito. Nos convocaram via imprensa.” Segundo o organizador da reunião, os convites destinados ao representantes de Teutônia foram entregues à Defesa Civil da cidade. “Eles ficaram de entregar. Não sei o que houve. Nosso interesse é atender os pedidos dos moradores”, diz Mallmann.

Além disto, o prefeito considera antiético Teutônia participar de uma reunião sobre um assunto que pertence ao município vizinho. “Não nos isentamos de nossas responsabilidades, tanto que o Conselho de Trânsito recomendou e nós determinamos a revisão das pontes. O que não podemos é interferir nas questões de Estrela.”

Como parâmetro para as divisas, o governo se vale de acordo firmado ainda em 1983 entre os dois municípios. “Lamentamos profundamente a morte da família. Mas em função deste acordo firmado há 31 anos não podemos interferir sobre a manutenção do trajeto”, frisa Altmann.

Nessa quinta-feira, integrantes do governo de Estrela se reuniram com autoridades de Teutônia para tratar do acordo de 1983.

Acompanhe
nossas
redes sociais