Famílias cobram adequações em pontes

Você

Famílias cobram adequações em pontes

Associação convoca prefeitos de Estrela e Teutônia para reunião na segunda-feira

CCR-aviso-ponte

Estrela e Teutônia – A morte de três pessoas da mesma família, em acidente na ponte sobre o Arroio Posses, na divisa entre os dois municípios, causou comoção e revolta de moradores da região. As famílias cobram providências dos governos em relação à falta de muretas de contenção e à pouca sinalização das passagens no interior.

04Encontro entre moradores, Brigada Militar (BM) e representantes dos governos de Estrela e Teutônia ocorre na próxima segunda-feira. A reunião é organizada pela União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela (Uame) e será no centro comunitário da comunidade de São Jacó a partir das 20h30min.

“Desde o fim de semana estou recebendo diversas ligações. As pessoas nos pedem para tomarmos alguma medida”, aponta o presidente da Uame, Aloísio Léo Mallmann. De acordo com ele, agricultores e gestores públicos precisam entrar em consenso quanto à instalação de guard-rail nas pontes (mureta de contenção). “Dizem que não pode ser feito devido as máquinas agrícolas. Então que alarguemos as passagens, mas providências precisam ser tomadas antes de novas tragédias.”

Mallmann estima que pelo menos cinco pontes nas proximidades apresentem os mesmos problemas. A mais precária, justamente onde aconteceu o acidente com a família, passou por ajustes nessa segunda-feira à tarde.

A Administração Municipal de Estrela, encarregada pelo trecho desde a emancipação de Teutônia, colocou placas de sinalização. As antigas foram furtadas. O governo se compromete ainda a planejar medidas capazes de reforçar a segurança da passagem.

Carro caiu no arroio

Sérgio José Scortegagna Filho, 40, viajava de carro de Venâncio Aires para Caxias do Sul n desse sábado à noite. Acompanhado da mulher Maria Carolina, 33, e dos dois filhos, Eduardo, 7, e Rafael, 3, seguia as indicações do aparelho GPS.

O sistema apontou o trajeto mais curto, traçando uma linha pelo interior dos municípios. Na BR-386, Filho ingressou na estrada geral de São Jacó, um atalho entre a rodovia federal e a Rota do Sol (RSC-453).

Andados poucos quilômetros na estrada de chão, ele perdeu o controle do veículo e saiu da pista. Na ponte sobre o Arroio Posses, o veículo rodopiou e caiu na água. Sem sinalização e iluminação, a passagem está situada em uma curva e não tem guard-rail. O acidente aconteceu às 20h35min e chovia no momento. O homem conseguiu sair, mas os passageiros ficaram presos e morreram afogados.

Este foi o terceiro acidente do gênero apenas neste ano. Em todos, os carros caíram dentro do arroio. O primeiro fato com morte no trecho aconteceu no início da década de 1980, quando dois homens morreram afogados após o veículo despencar da mesma ponte.

Problemas em Westfália

Casos semelhantes ocorrem também na divisa entre Teutônia e Westfália. A comunidade pede providências em relação à ponte sobre o Arroio Boa Vista, na estrada Afonso Wallauer. A passagem, cuja parte superior é de madeira, tem quase oito metros de altura e não tem guard-rail.

Há menos de três meses, o motorista Eloi Cord, 45, caiu da passagem e morreu afogado. Ele conduzia um Gol, quando perdeu o controle do veículo. Doze dias depois, outro acidente grave no percurso. Neste, o carro ficou submerso, mas o condutor conseguiu escapar apenas com lesões leves.

Conforme o prefeito de Westfália, Sérgio Marasca, o projeto para construção de uma nova ponte foi elaborado há dois anos e protocolado no Ministério da Integração. O Executivo aguarda por recursos para iniciar as obras. O custo estimado é de R$ 1,2 milhão. A licença prévia da Fepam está emitida, restando aprovar apenas de instalação. A estrutura terá 36 metros de comprimento e 10 de altura. A nova ponte será construída em outro local pela ocorrência de enchentes.

Acompanhe
nossas
redes sociais