Instituto atende 943 pacientes no 1º mês

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Instituto atende 943 pacientes no 1º mês

Apesar da retomada dos procedimentos, 123 pessoas faltaram à primeira consulta

Encantado – O Instituto de Oftalmologia completa hoje um mês de retomada dos atendimentos, integrais pelo SUS. Nesse período, foram atendidos 943 pacientes. Apesar da redução de parte da demanda da região, a falta de comparecimento de 123 pacientes à primeira consulta preocupa as equipes. O número corresponde a 9,2% da meta mensal prevista.

02A prestadora de serviços, o Consisa e a 16ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) se reúnem hoje para avaliar os atendimentos e buscar formas de evitar o desperdício das cotas municipais. Segundo o secretário executivo do Consórcio, Nilton Rolante, falta comunicação com o paciente.

“Há muita gente aguardando. Quem não encaminha, precisa abrir vagas para outros.” Para intervir, a entidade quer assumir o contato direto com as secretarias de Saúde, para cobrar o cumprimento das marcações.

Cada um dos 37 municípios atendidos pela instituição tem uma cota mensal de consultas, proporcional ao número de habitantes. Conforme a gerente operacional do instituto, Belquise Calvi, o primeiro agendamento ocorre pelo município, por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) disponível na internet. Após a consulta, os exames ou cirurgias são marcados na instituição e repassados às secretarias.

Por enquanto, para evitar a defasagem, as equipes do instituto ligam para os municípios, mandam e-mail e confirmam as presenças com os pacientes. Belquise acredita na falta de comprometimento das secretarias em orientar melhor as pessoas.

“Recebemos recursos estaduais por produção. Se o paciente não vem, não temos como manter a clínica”, preocupa-se. O convênio com o governo estadual garante repasse mensal de até R$ 151 mil para custear os procedimentos. As demais despesas de manutenção, como luz, água e materiais de limpeza, são divididas entre os municípios atendidos.

Iniciam cirurgias

Conforme Belquise, até ontem, 23,6% dos pacientes foram diagnosticados com catarata. São 223 pessoas que precisam de cirurgia. Para reduzir esta demanda, os procedimentos cirúrgicos ocorrem entre os dias 27 e 30. “Serão quatro dias, com 150 cirurgias de catarata”, enfatiza Belquise.

O número, de acordo com Rolante, é quase quatro vezes a média mensal estimada para o procedimento. Relata a necessidade de cerca de um ano de trabalho para atender a demanda – mais de duas mil pessoas – e normalizar os atendimentos.

Estrutura oferecida

Em contrato, o instituto projeta 1.326 consultas mensais, 212 procedimentos cirúrgicos de média complexidade, como remoção de catarata, e 4,9 mil diagnósticos e exames. Para facilitar o acesso de pessoas de locais mais distantes, o funcionamento da clínica ocorre das 7h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

O complexo conta com dois consultórios, cinco salas de exames, dois blocos cirúrgicos, sala de esterilização, recuperação e recepção. A prestadora de serviços fica responsável pelo quadro clínico, composto por dois oftalmologistas, um retinólogo, um cirurgião e um anestesista. Há ainda uma enfermeira, sete técnicos de enfermagem, três recepcionistas, um responsável pelo faturamento e encarregados pela limpeza.

Relembre o caso

A instituição estava fechada desde dezembro de 2012, devido à rescisão do contrato entre o Hospital Beneficente Santa Terezinha e o Estado. No ano passado, a Secretaria de Saúde de Encantado investiu R$ 25 mil em reformas emergenciais no prédio. A 16ª CRS aprovou as instalações em outubro. No mesmo mês, a estrutura foi cedida ao Consisa.

O contrato com a prestadora de serviços está assinado desde maio e tem vigência de um ano. A reabertura do Centro Oftalmológico ocorreu em 2 de setembro.

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