Descarga elétrica mata três no domingo

Você

Descarga elétrica mata três no domingo

Família preparava mudança quando antena encostou na rede de distribuição

Estrela – Um acidente com energia elétrica matou três pessoas e feriu outras três no domingo. A fatalidade aconteceu no bairro Pinheiros, em uma rua lateral à RSC-453, no Mercado Rocha. Douglas da Rocha, 16, Corálio Delpino Lopes, 51, e José Luís de Souza, 41, morreram eletrocutados depois de uma antena de rádio cair sobre a rede de alta tensão.

01A família era natural da Argentina e vivia no Brasil há mais de 20 anos. Eles se preparavam para voltar ao país de origem. Segundo moradores do prédio vizinho, por volta das 11h50min ouviram um grande estrondo. Ao sair para a rua, viram cinco pessoas no chão.

Pelas informações da Brigada Militar, o adolescente foi o primeiro a ser atingido pela descarga elétrica. Ao verem o jovem sendo eletrocutado, familiares e amigos tentaram salvá-lo e também sofreram o choque. Douglas morreu no local. Lopes e Souza foram levados ao Hospital Estrela, mas não resistiram.

Além dos mortos, Antônio da Rocha, 57, Vitório da Rocha, 55, e Daniel Sebastian de Souza, 17, estão internados. O Instituto Geral de Perícias foi chamado para apurar como aconteceu o acidente. O laudo deve sair em 30 dias.

Segundo acidente no ano

Este foi o segundo acidente com energia elétrica registrado em Estrela neste ano. Em janeiro, três pessoas da mesma família também morreram depois de uma árvore cair sobre a rede interna em uma propriedade em Linha Geraldo.

Na ocasião, o agricultor Décio José Walter, 63, estava em casa quando faltou luz. Por volta das 22h do sábado, dia 11, ele foi verificar algum problema na fiação que conduzia energia da residência da filha e do genro até a casa dele e morreu eletrocutado.

Os fios rompidos estavam no chão. O fato de ter chovido e Walter estar descalço agravou o acidente. O genro Charles Thomas, 32, e o irmão Virgílio Walter, 37, saíram para procurá-lo. Por volta das 3h de domingo, avistaram o corpo de Walter. Conforme a Polícia Civil, tentaram chegar até a vítima e também foram eletrocutados.

Em dois anos, seis casos no Vale

5 de outubro de 2014, Estrela – Douglas da Rocha, Corálio Delpino Lopes e José Luís de Souza morreram eletrocutados. Feridos: Antônio da Rocha, Daniel Sebastian de Souza e Neli da Rocha.

11 de janeiro de 2014, Estrela – Décio José Walter, Charles Thomas e Virgílio Walter morreram eletrocutados em propriedade rural em Linha Geraldo.

23 de outubro de 2013, Cruzeiro do Sul – Fábio Schoninger, 28, morreu no Hospital Bruno Born, sete dias depois de receber uma descarga elétrica e cair de um poste, no bairro São Bento, em Lajeado.

18 de outubro de 2013, Santa Clara do Sul – Vanderlei da Costa, 39, morreu eletrocutado enquanto estendia roupas em um varal feito com fios de luz ligados à energia elétrica.

2 de fevereiro de 2013, Estrela – Claudimir Rodrigues dos Santos, 27, recebeu um choque elétrico, ocorrido na empresa onde trabalhava como soldador.

19 de janeiro de 2012, Paverama – Maicon Samuel Costa de Souza, 19, trabalhava em um ateliê de calçados quando foi eletrocutado. Foi socorrido no Hospital Ouro Branco, mas morreu.

Dicas de segurança

– Desligar a rede geral ao mexer com qualquer parte elétrica

– Sempre utilizar equipamentos de segurança, autorizados pelo Inmetro

– Vedar acesso a tomadas para evitar contato de crianças com a energia

– Ao trocar lâmpadas, tocar apenas no suporte de proteção

– Deixar fios encapados e em perfeitas condições

– Atentar ao manusear objetos metálicos perto de redes de alta tensão. – Não é necessário encostar no material para receber uma descarga

– Jamais pisar em fios ao chão, principalmente depois de uma tempestade

– Encaminhar aparelhos danificados à assistência técnica. Não tentar consertá-los

Acompanhe
nossas
redes sociais