Vale do Taquari – Cerca de 70 servidores do Banco do Brasil (BB) aderiram à greve dos bancários. A decisão ocorreu em assembleia na noite de ontem na sede do sindicato da categoria, em Lajeado.
De acordo com o Presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Lajeado (SEEB) e região, Edson Leidens, além da reivindicação salarial, grevistas do BB querem a contratação de mais servidores. “Eles estão sobrecarregados devido ao aumento da clientela e a aposentadoria de funcionários que não foram repostos”, afirma.
Na segunda-feira, cerca de 120 funcionários do Banrisul e Caixa Econômica Federal (CEF) decidiram aderir à paralisação convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
A classe reivindica reajuste salarial de 12,5% e melhores condições de trabalho. A greve atinge agências de Arroio do Meio, Estrela, Lajeado, Marques de Souza, Forquetinha, Sério e Teutônia.
Bancos privados
Conforme Leidens, os bancos privados que atuam na região seguem em atendimento normal. Segundo ele, a participação de funcionários dessas instituições em greves fica prejudicada por medo de perseguições e demissões.
No sábado os bancários recusaram proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que ofereceu 7,35% de reajuste. Segundo a Fenaban, também foi proposto reajuste de 8% no piso da categoria, que chegaria a R$ 2.403,60 aos caixas, para jornada de seis horas por dia.
A Federação confia na manutenção das negociações com a categoria para definir os índices de reajuste da convenção coletiva 2014/15.
A Fenaban listou canais disponíveis para transações bancárias durante a greve. Entre as alternativas estão caixas eletrônicos, páginas na internet, atendimentos por telefone e aplicativos para celular. Recebimento de salários, aposentadorias e saques de benefícios sociais, como PIS e FGTS, e depósitos seguem normalmente nas máquinas de autoatendimento.
Operações disponíveis
•Caixas eletrônicos
Pagamento de contas não vencidas
Agendamento de pagamentos e DOC
Pagamento de cartão de crédito.
Saques
Retirada de folha de cheque
Depósitos em dinheiro ou cheque
Transferências
Saques de benefícios sociais
Bloqueio de cartão
Empréstimo pessoal (CDC)
Resgate de investimento
Solicitação de débito automático
•Internet e aplicativos para celular
Consultas de Saldo, extrato, lançamentos futuros, informe de rendimentos, investimento, poupança, aplicações e transações agendadas.
Pagamento de Débito Direto Autorizado
Agendamento de pagamento de contas (água, luz, telefone e gás)
Transferências entre outros bancos, TED e DOC
Solicitação e desbloqueio de talão de cheques
Solicitação, consulta e cancelamento de débito automático
Empréstimos
•Telefone
Pagamento de boleto a vencer da mesma instituição
Pagamento de conta de consumo (água, luz, telefone, gás), impostos e taxas.
Consulta de saldo e fatura do cartão de crédito