Entidades discutem cobrança do rotativo

Você

Entidades discutem cobrança do rotativo

Governo e comerciantes iniciam debate sobre modelo de estacionamento pago

oktober-2024

Arroio do Meio – O aumento da frota de veículos e as reivindicações de comerciantes fazem a administração municipal discutir a possibilidade de cobrar pelo estacionamento rotativo. Hoje, há apenas 40 vagas gratuitas em um trecho da rua General Daltro Filho. Representantes do Setor de Trânsito e de entidades civis e vereadores se reuniram nesta semana para iniciar diálogo. Parquímetros foram citados como solução para o uso inadequado do espaço público.

02Conforme o coordenador de Trânsito do município, Luiz Fermino Soares, a cidade atingiu índice de 1,49 habitante por veículo. Hoje, conforme dados do IBGE, são cerca de 19 mil pessoas morando na cidade e quase 14 mil veículos e utilitários. “A cidade não comporta mais um estacionamento gratuito. Precisamos agora ver a melhor forma de usar o espaço público.”

Soares é favorável à cobrança por determinados períodos. Um estudo prévio sugere 888 vagas na área central do município. Destas, 253 só na rua Dr. João Carlos Machado. Espaço para estacionamento gratuito próximo à Área de Lazer Pérola do Vale é outra alternativa para desafogar o fluxo nas principais vias. “Há unanimidade entre os comerciantes sobre a necessidade de rotatividade dos veículos.”

O coordenador considera difícil manter a gratuidade do serviço em caso de expansão da área do rotativo. Segundo ele, o município teria um gasto superior a R$ 300 mil por ano com a manutenção de, pelo menos, 12 servidores e o custeio dos encargos trabalhistas. “Isto representa uma grande obra por ano. Seria inviável gastar tudo com o rotativo”, opina. Ele considera ideal a terceirização do serviço por meio de processo licitatório.

Para o presidente da CDL de Arroio do Meio, João Fuhr, há grande dificuldade de encontrar vagas nas vias centrais da cidade, onde se concentram os principais comércios. “É fato que muitos deixam seus veículos durante todo o dia na mesma vaga, dificultando o trânsito de clientes.” Ele é favorável à instalação de parquímetros. “Acho uma forma mais profissional de cobrar pelo serviço”, opina.

Um novo encontro entre Soares, vereadores, CDL e Associação Comercial e Industrial e outros líderes municipais ocorre no dia 28 de outubro, às 16h, na sede do Legislativo. Até lá, o coordenador de Trânsito aguarda pelo amadurecimento da ideia. “Ainda é uma conversa inicial, mas que precisa ser discutida o quanto antes.”

Três multas em três anos

Em novembro de 2011, o município iniciou testes de 40 vagas de estacionamento rotativo na rua General Daltro Filho, no trecho coberto da via. Um funcionário é responsável pela fiscalização dos espaços gratuitos entre 9h30min e 15h30min. O projeto funcionou. Desde a implantação, foram apenas três multas registradas contra motoristas que desrespeitaram o limite 60 minutos.

O industriário, João Ribeiro, é um dos usuários. Para ele, o espaço de rotatividade gratuita está funcionando e não deve ser alterado. “Esse sistema que está implantado hoje não visa o lucro”, observa. Lembra que, antes da implantação, a maioria dos motoristas deixava os veículos durante todo o dia no local.

Acompanhe
nossas
redes sociais