Jardim vencedor oferece vários ambientes

Você

Jardim vencedor oferece vários ambientes

Fé e flores: em meio ao jardim, Leonilda alivia traumas e isola a depressão

Colinas – Em linha Roncador, distante do centro da cidade, está o jardim mais Melhor Jardim, concurso realizado na 23ª Blumentanzfest – evento festivo que ocorre em setembro.

No pouco mais de meio hectare de terra, Leonilda Duarte Fröder organizou um jardim com rodas de carroça, bancos à sombra e caracóis com flores que circundam estatuetas. As seis horas diárias dedicadas à manutenção do jardim lh deram a vitória pela segunda vez.

03Há 25 anos, sofre com depressão. Via uma sociedade injusta e deletéria, cercada de vícios e poluída. “O que eu fazia não dava certo. Eu cheguei a pensar no suicídio, antes de retomar a fé em Deus”. Mas foi há 20 anos que Leonilda chegou em casa e se deparou com uma das cenas mais traumáticas. Ela viu uma mulher furtando seus objetos em uma mochila. O flagra, ao entrar na sala, lhe deixou sem ação. A ladra fugiu, e o medo, desde então, passou a dominar os pensamentos.

Mudar-se para o interior foi a alternativa. O cultivo de flores veio ao mesmo tempo em que passou a enfeitar o jardim de casa. Evangélica, dona Leonilda frequenta cultos com o marido, com quem é casada há 24 anos. “Nos conhecemos na igreja”. Com três filhos e dois netos, diz ser gratificante acompanhar a floração do que cultiva. “A gente pode ser pobre, mas não precisa de muito para plantar uma flor.”

Alegria que vem da três -marias

Para dona Leonilda, estas flores são as preferidas entre as diversas espécies do pátio. “Quando estou triste fico observando a simplicidade e perfeição da três-marias”. Estas plantas decoram cidades antigas como Colônia do Sacramento, no Uruguai. São utilizadas em pergolados (estruturas de madeira) onde tomam o charme especial no jardim. O cultivo é simples, pois é originário do sul do Brasil e suporta o frio.

As podas devem ser realizadas anualmente para estimular o florescimento e renovar a folhagem. A época ideal para a poda é a vegetativa, quando planta não está florida. Há variados tons e cores como branca, rosa claro, coral, carmim, púrpura, alaranjada e amarelo-ouro.

A vencedora do concurso de jardim exibe com orgulho os troféus conquistados com a sua dedicação. Neste ano, como prêmio, receberá uma estátua que ficará no pátio até o próximo concurso, em 2015. “Gosto de acompanhar desde o nascimento, crescimento e floração dos botões”. O jardim se destaca desde a beira da estrada de chão, que passa por um pequeno túnel de trilhos de trem, até a porteira da pequena chácara. Dentro, é possível acompanhar os diversos ambientes reservados à contemplação. Há pequenas carroças e estatuetas espalhadas de forma organizada num jardim repleto de cores e significados.

Foram observadas cem casas e 60 foram avaliadas por uma comissão formada por profissionais da área de urbanismo, biologia e paisagismo da Univates. Os critérios da banca avaliadora são a floração, ecologia inserida, diversidade e árvores frutíferas. Há um ano e meio ela passou a vender o que cultiva. As flores são feitas em uma estufa e vendidas em mudas, considerada por Leonilda como “porções de alegria”.

Acompanhe
nossas
redes sociais