Furto e roubo à residências sobem em 2014

Você

Furto e roubo à residências sobem em 2014

Desde o início do ano, 648 famílias foram vítimas de ladrões no Vale do Taquari

CCR-aviso-ponte

Vale do Taquari – A agricultora Andréa Luísa Hickmann, 36, de São Rafael, em Cruzeiro do Sul, está entre as 648 vítimas de assalto ou furto a moradias da região neste ano (veja relação na tabela). No domingo à noite, quatro criminosos armados renderam a família depois de fingir defeitos mecânicos no veículo e pedir auxílio.

04Era 21h10min. O marido da agricultora, Jair Fick, acabara de sair para carregar leite. Andréa, a mãe Mareli, 62, e a filha mais nova, de 8 anos, estavam sozinhas em casa quando um Chevette vermelho passou pela estrada geral. Minutos depois, o veículo retornou e seguiu alguns metros além da moradia. O motorista fez o retorno e estacionou no acesso à propriedade.

Desembarcaram dois casais, com uma criança aparentando ter 5 anos. Uma das mulheres pediu água para colocar no carburador do carro. A outra passageira do Chevette solicitou para Andréa um alicate e chave de fenda. A moradora foi até os fundos da casa, quando um dos homens a acompanhou. Na hora de entregar as ferramentas, ele apontou um revólver na cabeça da vítima e anunciou o assalto.

Mareli e a filha da agricultora, que também estavam nos fundos da casa, começaram a correr no intuito de se esconder dentro da residência, mas foram impedidas pelo segundo criminoso. Elas foram mantidas reféns, enquanto a quadrilha revirava a moradia em busca de itens valiosos. Neste momento, a filha mais velha de Andréa, acompanhada pelo namorado e sogro, chegou ao local. Os três também foram rendidos e tiveram pertences levados, como celular e dinheiro.

A ação durou quase uma hora. “Se tivessem invadido a casa enquanto ninguém estaria, melhor. Assim, com alguém apontando uma arma pra minha família, foi horrível”, relata a vítima. Os criminosos fugiram levando dinheiro, joias, carne congelada, celulares, câmera digital, aparelhos de som e DVD, notebook, perfumes e quase todas as roupas da filha mais velha. O prejuízo chega a R$ 20 mil.

Lajeado: três casos desde domingo

A cidade lidera as estatísticas de invasões a moradias no Vale do Taquari. Desde o começo do ano, foram 194 casos de furtos/arrombamentos, número mais de três vezes superior se comparado com o segundo município da lista: Estrela, que tem 62 registros do gênero.

Criminosos entraram em pelo menos três casas de Lajeado em dois dias. Entre as 22h30min de domingo e às 13h30min dessa segunda-feira, foi invadida uma casa na rua Capitão Pedro Siebra, no bairro Universitário. A suspeita é de que os bandidos tenham utilizado chave mixa, visto não haver sinal de arrombamento. Foram furtados um televisor 39 polegadas, fogão de mesa, faqueiro, aparelho de som e uma câmera digital.

Às 3h dessa segunda-feira, um morador da rua Guilherme Matte, do bairro Jardim do Cedro, percebeu o furto de uma bicicleta, um lava-jato e um aspirador de pó. Os itens estavam no porão da casa, arrombado pelos criminosos.

O caso mais recente ocorreu entre as 18h e 20h de segunda, na rua Felipe Craide, no bairro São Cristóvão. Os ladrões tiraram o miolo do portal frontal e arrombaram a porta-janela dos fundos da residência da cabeleireira Janete de Freitas Bomm, 40. Uma televisão LCD, de 42 polegadas, foi levada. “Há dois meses eles também entraram, quando pegaram minha bolsa com documentos e dinheiro. A polícia deve intervir, pois toda a semana acontece um caso no bairro.”

Acompanhe
nossas
redes sociais