Feira do livro começa e integra CulturArte

Você

Feira do livro começa e integra CulturArte

Evento ocorre no domingo na Rua de Eventos e no Clube Esportivo, a partir das 14h

oktober-2024

Arroio do Meio – A abertura da 12ª CulturArte e 24ª Feira do Livro Comunitária se realiza neste domingo, a partir das 14h, no Clube Esportivo e na Rua de Eventos. Estudantes e público estão convidados a prestigiar o evento promovido pela Secretaria de Educação e Cultura e administração municipal, em parceria com a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), Codeman, Univates e Núcleo Municipal de Cultura.

01A 24ª Feira do Livro de Arroio do Meio integra a CulturArte. A atividade abrange todos acontecimentos culturais da semana, incluindo o Palco de Talentos, Conhecendo a Casa do Museu, Leitura na Praça, Escritor Presente, Feira da Cidadania e Vitrina do Saber.

Segundo a coordenadora pedagógica, Marlise Fuhr, a feira do livro começou em 1990 e, ao longo dos anos, mais atividades de cultura, arte e educação se agregaram ao evento. “Não podíamos chamar só de feira do livro”, lembra. Então há 12 anos criaram a CulturArte.

A feira comunitária oferece cerca de 15 mil livros divididos entre nove bancas. Oito escolas e a Comunidade Luterana São Paulo são responsáveis pela venda. O lucro arrecadado é dividido entre as bancas e, após a feira, é usado como crédito para a compra de novos livros para as escolas.

O tema da feira do livro é “Uma História Escrita por Muitas Mãos”. Segundo a secretária de Educação e Cultura, Eluise Hammes, a fundação do município, o andamento da feira e o concurso literário são um processo coletivo e por isto foi escrita por muitas mãos.

A feira é realizada na Semana da Pátria por ser um espaço de cidadania e de momentos culturais, acrescenta. Depois de seis anos, a Rua de Eventos e o Clube Esportivo voltam a sediar a CulturArte. Até 2013, ocorria na área coberta da Secretaria de Educação.

O CulturArte

O espaço Vitrina do Saber é uma mostra pedagógica que expõe trabalhos de alunos de 1° a 5° ano de 14 escolas municipais e uma estadual. Cada escola apresenta no mínimo cinco trabalhos. A vitrina conta também com trabalhos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, do qual o município participa desde 2012.

Livros, desenhos, concursos fotográficos e maquetes da cidade integram a exposição. O tema fica por conta do aniversário de 80 anos do município e do trabalho realizado nas escolas durante o ano.

Alunos da escola Arlindo Back desenvolveram uma pesquisa intitulada de Da Flor ao Mel. O trabalho, exposto em forma de janela, trata do embelezamento do distrito. Nele fazem referência às flores e ao mel. Participou da Mostra Regional Científica Verde é Vida.

Depois da vitrina, participará da etapa regional em Venâncio Aires. Caso seja classificado, irá para a mostra da Expoagro Afubra.

O Leitura na Praça oferece pontos de retirada de livros e revistas para serem lidos no local. A ideia, segundo Marlise, é levar a comunidade para a praça e ser uma referência de leitura. Os livros distribuídos pelos pontos foram doados pelas escolas e comunidade, e podem ser levados para casa.

No domingo, as atividades na Rua de Eventos começam com a apresentação de quatro grupos de danças do Núcleo Municipal de Cultura. Após, a encenação da peça A Família Gentil do Grupo Luz e Cena.

A Feira da Cidadania terá: verificação de pressão arterial, exposição do Cras, projeto de reeducação alimentar, encaminhamento de carteira de identidade, Projeto Trânsito para Todos Nós e Ecoponto com coleta de pilhas e baterias. Participação do Planetário Móvel da Univates, sendo um balão inflável que simula uma viagem espacial com sessões de 35 minutos.

Acompanhe
nossas
redes sociais