Projeto trava, mas mortes seguem na BR

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Projeto trava, mas mortes seguem na BR

Vanderlei Schait morreu ontem, a 100 m de acidente com sete vítimas em janeiro

CCR-aviso-ponte

Pouso Novo – Colisão frontal entre dois veículos resultou na morte de Vanderlei Schait, 32, ontem. O fato aconteceu às 13h30min no quilômetro 307,7 da BR-386, na serra de Pouso Novo, cerca de cem metros distantes de onde acidente vitimou sete pessoas na metade de janeiro.

01De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Schait morava em Bento Gonçalves e conduzia um Gol, placa CCL-3872, no sentido capital-interior. Ele perdeu o controle do veículo, supostamente aquaplanando devido à pista molhada e mau estado dos pneus, invadindo a pista contrária. Chovia forte no momento e Schait morreu no local.

Neste momento, atingiu de frente a Ford F-1000, placa CJT-3366, conduzida por Neoci Zeni Jr., 21, da mesma cidade. O motorista e os três passageiros da caminhonete – Silvane Parecida Zeni, 46, Adson Amaril de Ramos, 44, e Émerson André Ramos, 35 – tiveram ferimentos leves. Os quatro foram socorridos pelas equipes do Samu e levados ao hospital.

O trânsito ficou interrompido no sentido interior-capital por uma hora, até a retirada dos veículos e da vítima. O corpo foi encaminhado para necropsia no DML, de Lajeado.

Sete vítimas em janeiro

No dia 15 de janeiro deste ano, sete pessoas morreram no quilômetro 307,6 da rodovia. O acidente aconteceu às 19h20min, provocado por um caminhão desgovernado que se deslocava no sentido interior-capital. Ele invadiu a pista contrária e atingiu outros quatro veículos.

Com o impacto, o motorista do caminhão Edson Fontana Alves morreu no local. Junto dele, outros cinco integrantes da família Schmitz, que estavam em um Fiat Tipo: Alisson Barboza, Janete Barboza, Assumção, Zilda e Sueli. O acidente também vitimou Diego Kother Duarte, que seguia em um Fiat Uno.

A rodovia ficou totalmente interrompida em ambos os sentidos por cerca de duas horas. Houve também um engarrafamento aproximado de três quilômetros. Pedações de veículos e a carga de grãos do caminhão ficaram espalhados em uma área de quase 300 metros.

Trecho crítico

Conforme relatório do Núcleo de Registro de Acidentes e Medicina Rodoviária (Nuram), nos últimos 12 meses aconteceram 24 acidentes entre os quilômetros 305 e 310 da rodovia. Os fatos resultaram em sete feridos graves e nove com ferimentos leves.

Em cinco desses registros, o policiamento constatou que os motoristas não guardaram distância de segurança. Em um, pelo fato de o condutor estar dormindo. Seis acidentes foram ocasionados por velocidade incompatível. Quatro, por falta de atenção. Quatro, por defeito mecânico e as demais, por outros motivos.

Discurso inválido

Conhecida como a “Estrada da Produção”, a rodovia tem 450 quilômetros entre a Região Metropolitana e o Norte gaúcho, 80% deles em pista simples. Para a presidente do Codevat, Cíntia Agostini, a duplicação é fundamental para o desenvolvimento do Estado, além de dar mais segurança, evitando acidentes fatais.

Desde 2011, líderes regionais debatem com o Dnit projeto para duplicação da rodovia até a fronteira com Santa Catarina. No primeiro semestre, a autarquia federal suspendeu as negociações sob alegação do período eleitoral.

Prefeitos das cidades lindeiras se reuniam, nesse período, para debater sobre as demandas locais. Ela teme pela demora para retomar as análises, que agora ocorreriam apenas em 2015. “É uma questão urgente. Temos que parar com esse discurso e pensar na sociedade, pois pessoas estão morrendo enquanto o projeto está parado”, destaca Cíntia.

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