A terceira rodada do Campeonato Regional/Copa Certel/Sicredi ocorre neste domingo. Serão 34 partidas em 14 municípios do Vale do Taquari. Dezesseis equipes buscam os primeiros pontos nas três categorias da competição.
Pelo naipe titular, sete times não conseguiram pontuar nas duas primeiras rodadas. É o caso do Fluminense, Arroio Alegrense, Gaúcho (grupo A) São Cristóvão, Pinheiros, Independente (grupo B) e Concórdia (grupo C).
No aspirante, seis equipes ainda não pontuaram – Arroio Alegrense, Fluminense, Poço das Antas (chave A), 11 Amigos (chave C), Tamoio (chave D) e 25 de Julho (chave E). O Poço das Antas tem o pior saldo até o momento, com seis gols negativos.
Das dez equipes do veterano, três buscam a primeira vitória ou empate. Arroio Alegrense e Amigos da Bola dividem a lanterna do grupo A. Na chave B, Águia Azul está sem pontuar.
Em contraste com a situação negativa, há outros 17 times com 100% de aproveitamento nas primeiras duas rodadas – sete no titular, oito no aspirante e dois no veterano.
Goleadores
Com quatro tentos, Adriano Alfonso Schneider (11 Amigos) é o goleador da categoria titular até o momento. Outros sete jogadores vêm na sequência com três gols cada. Dari do Nascimento (Atlético Gaúcho), Tadeu Manini (Sete de Setembro), Ari Dessoy (Canarinho), Luis Gewehr (Poço das Antas), Eduardo Schossler (Sampainho), Pedro Krein (Tamoio) e Jean Bosi (Cruzeiro).
Na categoria aspirante, a busca pela artilharia está disputada. Rafael Muskopf (Alto Taquari) e Henrique Kohnlein (Sampainho) estão empatados, com três gols cada.
Pelo veterano, Sérgio Benini (Copalto) é o goleador temporário com três tentos. Após seguem Marcus Marmitt e Roberto Klein (25 de Julho) com dois gols cada.
A superação do Arroio Alegrense
No dia 19 de abril de 2011, o Jornal A Hora noticiou a destruição parcial da sede do Grêmio Esportivo Arroio Alegrense – na divisa entre Forquetinha e Sério. Uma enxurrada destruiu a parede lateral do prédio, além de levar quatro freezers, dois fogões, televisão, máquina de cortar grama e o estoque de bebidas. Na época, os prejuízos foram estimados em R$ 40 mil.
Três anos e três meses depois, o centro esportivo do clube de Arroio Alegre está reformado. Neste domingo, deve receber centenas de pessoas na terceira rodada do campeonato regional. No veterano, o Arroio Alegrense encara o Cruzeiro (Santa Clara do Sul). Pelos aspirante e titular, adversário será o Atlético Gaúcho (Teutônia).
“Teve gente que achou que nunca mais iríamos abrir. Está aí o resultado do nosso trabalho”, comemora o presidente Oscar Locatelli. Para reconstruir a sede, a diretoria investiu cerca de R$ 20 mil – cercamento do campo, reforma dos vestiários e construção de casamatas.
O trabalho foi realizado pela diretoria e amigos em forma de mutirão. Filho do presidente, Jandir Locatelli destinou o mês de férias para finalizar as obras. “Ele vai voltar para o trabalho sem ter folgado nenhum dia.”
Para esse retorno à competições após mais de três anos, a diretoria tenta economizar. “Nossa exigência é jogar pelo amor à camisa”, destaca um dos coordenadores da equipe, Marcelo Schmitz. Para isso, a diretoria deixou de inscrever três jogadores de fora, como permitia o regulamento da Aslivata.
Conforme Locatelli, o intuito da reativação foi manter um espaço de convivência para as cerca de 50 famílias que residem em Arroio Alegre. “A gente pensa nos jovens. Eles precisam de algo para se distrair no tempo livre e o esporte é uma boa opção.”
O clube de Forquetinha foi fundado em 1947. Entre os títulos, estão: conquista da segunda divisão regional (1955), campeão regional da Série B (2007) e bicampeão lajeadense (1998 e 2000).