Menos de 10% utilizam transporte público

Você

Menos de 10% utilizam transporte público

Sequência de audiências públicas busca ouvir principais necessidades dos usuários

oktober-2024

Lajeado – A administração municipal iniciou nesta semana uma série de audiências com a comunidade para discutir o novo sistema de transporte público. O objetivo é dar sustentação para o processo licitatório, com previsão de lançamento para este ano. Conforme estudo prévio realizado por empresa de consultoria, apenas 9,45% da população lajeadense utiliza os serviços de transporte público.

02O primeiro encontro ocorreu nessa segunda-feira, no bairro Jardim do Cedro. Cerca de 30 moradores participaram, com presença dos secretários de Governo, Auri Heisser, de Obras, Adi Cerutti, de Esporte e Lazer, Paulo Tóri, e do diretor de Trânsito, Euclides Rodrigues. Tarifas, itinerários e comodidades nos veículos nortearam as discussões.

Usuários do serviço reivindicam a instalação de ar-condicionado nas lotações. Heisser garantiu a possibilidade, mas alerta para o aumento no preço da tarifa com isso.

Segundo Heisser, o principal objetivo desses encontros é oportunizar à comunidade o direito de apresentar sugestões e críticas que poderão contribuir para o novo sistema de transporte coletivo. Conforme prévia do estudo contratado pelo município, o número de linhas diminuirá. “Existem itinerários irracionais, que ficam serpenteando por diversos bairros antes de se dirigir ao centro”, aponta Antônio Lovatto, diretor da empresa responsável pela pesquisa.

Lovatto comenta que a nova proposta visa implantar um sistema interligando de forma direta cada bairro ao centro. Entre os benefícios, cita o aumento de horários disponíveis para cada localidade. Para evitar reajuste da tarifa, ele calcula uma média de 500 metros de caminhada para cada passageiro entre a residência e o ponto de embarque.

O edital será disputado por meio de concorrência pública, cuja menor tarifa deve definir a empresa ou consórcio vencedor. O contrato, que deve ser firmado apenas no primeiro semestre de 2015, terá no mínimo dez anos de vigência, com possibilidade de renovação pelo mesmo período. Desde 1987, Ereno Döor e a Transportes Scherer atuam sem processo licitatório. Na única tentativa, em 2007, houve pedido de impugnação por parte de outra empresa.

Só 9,45% de usuários

O diretor da empresa apresentou dados compilados desde janeiro. Destaque para o número de 237 linhas de ônibus calculadas em Lajeado, com 398 horários diferentes em dias úteis. Por dia, cerca de 7,2 mil pessoas utilizam o serviço de transporte público do município. Isso equivale a pouco mais de 9.45% da população total. “Na capital gaúcha, o número de usuários representa cerca de 82%”, compara.

Segundo Lovatto, o objetivo é disponibilizar 50 linhas de ônibus na cidade. Cada uma com dois pontos de integração, no qual o usuário pode descer em um ponto específico, e reembarcar em uma segunda lotação sem adicional de nova tarifa. “Para isso deve ser utilizado um sistema de bilhetes eletrônicos.” Os novos itinerários ainda não foram definidos, e devem ser apresentados em setembro.

Também foi apresentada a intenção de criar um itinerário circular, que percorrerá um raio de três quilômetros do centro, levando os passageiros de um bairro a outro. O diretor ainda sugere a padronização da frota de veículos. Para ele, todas as lotações precisam possuir a mesma pintura externa.

Próximas audiências

– Dia 24 de julho, às 19h, no Ginásio de Esportes da escola Nova Viena, rua Paulo Emílio Thiesen,bairro Olarias. Encontro com comunidades dos bairros Imigrante, Centenário, Igrejinha, Planalto, Olarias, Campestre e Santo André.

– Dia 28 de julho, às 19h, na rua Omar Moreira Líbio, Sociedade Esportiva e RecreativaSão Cristóvão. Encontro com as comunidades dos bairros São Cristóvão, Universitário, Carneiros e Alto do Parque.

– Dia 31 de julho, às 19h, no Salão de Eventos daprefeitura, na rua Julio May, 242. Encontro com as comunidades dos bairros Americano, Florestal, Moinhos, centro e Hidráulica.

– Dia 4 de agosto, às 19h, na av.Benjamim Constant, 3374, Ginásio do BairroMontanha. Encontro com as comunidades dos bairros Montanha, Bom Pastor, Moinhos D’Água, São Bento, Floresta e Conventos.

– Dia 7 de agosto, às 19h, no Salão de Eventos da prefeitura, na rua Júlio May, 242. Encontro com estudantes, aposentados, trabalhadores sindicalizados e outras categorias.

Acompanhe
nossas
redes sociais