Estado apresenta resultados do turismo

Você

Estado apresenta resultados do turismo

Pesquisa com estratégias para o setor será apresentada hoje na Casa de Cultura

Lajeado – A Secretaria do Turismo do Estado (Setur/RS) inicia o ciclo de reuniões para apresentação dos Estudos de Competitividade dos Destinos Turísticos do Rio Grande do Sul. O primeiro encontro ocorre hoje, às 14h, na Casa de Cultura de Lajeado.

02O estudo que será apresentado busca subsidiar o planejamento e gestão para 26 destinos turísticos gaúchos. Os dados contemplam estratégias de investimento para o poder público e iniciativa privada, mensurando a capacidade dos destinos em gerar negócios nas atividades relacionadas com o setor.

A análise integra as linhas de pesquisas estratégicas do Observatório de Turismo, traça o desenvolvimento socioeconômico e identifica tendências para o setor. De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Neca Dalmoro, o governo apresentará os índices de competitividade de Lajeado em comparação com os demais municípios do Estado.

O índice é medido a partir de 13 pontos. São avaliados a infraestrutura geral da cidade, acessos, serviços e equipamentos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino. Também são analisadas as políticas públicas para o setor, a cooperação regional, monitoramento do turismo, economia local e a capacidade empresarial, além de aspectos sociais, ambientais e culturais.

Segundo a secretária, o Rio Grande do Sul apresentou média de 56,8 pontos, de uma escala de 0 a 100. Lajeado apresentou média de 55,4 pontos, muito próxima à estadual. Tanto Estado quanto município estão classificados no nível 3 de desenvolvimento turístico.

Investimento no turismo receptivo

Com poucas opções de destinos na zona rural do município, Dalmoro afirma que Lajeado deve concentrar investimentos na zona urbana. “Queremos investir no turismo receptivo, em que temos grande potencial concentrado na área urbana”, frisa.

Segundo a secretária, o objetivo é fazer com que os visitantes dos roteiros rurais do Alto Taquari utilizem a infraestrutura da cidade. “Lajeado tem pontos de destaque, como a gastronomia, o comércio, o shopping e uma rede hoteleira de qualidade”, destaca.

Neste sentido, o município mantém, em parceria com a Amturvales, um Centro de Atenção ao Turista (CAT), diz Dalmoro. Localizado no shopping, o CAT tem o atendimento de uma turismóloga e deve receber em breve mais três ou quatro estagiários.

Estudo integra Programa RS Mais Turismo

Para a secretária, a apresentação do estudo demonstra o investimento do Estado no setor. Para ela, o governo busca descentralizar as ações voltadas ao turismo, antes focadas apenas na região serrana de Gramado e Canela. A análise integra o Programa RS Mais Turismo, conjunto de ações com investimentos que chegam a R$ 25 milhões. Os resultados serão apresentados nos 26 destinos turísticos gaúchos.

Entre as metas da pesquisa, estão a captação de eventos, aumento da competitividade das regiões turísticas e o incentivo o empreendedorismo, a inovação e a qualificação dos serviços do setor. Até 2015 o governo pretende aumentar de 18,7 mil para 21 mil o número de empresas turísticas cadastradas.

O mapa turístico do Estado tem 11 regiões, 23 microrregiões, 426 municípios turísticos, 1.553 hotéis, 282 outros tipos de alojamentos, 764 agências de viagem e 26 operadores de turismo.

Acompanhe
nossas
redes sociais