Governo expõe plano do transporte coletivo

Você

Governo expõe plano do transporte coletivo

Cinco audiências públicas ocorrem até o fim de agosto para ouvir demandas locais

Lajeado – O estudo sobre o sistema do transporte coletivo na cidade será apresentado aos moradores em cinco audiências públicas nos bairros. Os encontros estão pré-agendados para ocorrer entre o dia 21 de julho e a última semana de agosto. A lista com horários e locais deve ser divulgada nos próximos dias. A partir dessa etapa, o governo finaliza a licitação e lança o edital em setembro.

3De acordo com o secretário de Governo, Auri Heisser, a administração municipal busca debater com a comunidade sobre demandas pontuais de cada bairro. Além disso, aponta que estão previstos encontros com diversas categorias, como de estudantes e aposentados. “Vamos mostrar a proposta básica do plano às pessoas e ver o que elas têm a contribuir. Será uma construção conjunta.”

A empresa Dirigida Consultoria está responsável pela avaliação técnica. Iniciada na metade de janeiro, contempla um diagnóstico dos itinerários, número de usuários, linhas e frota disponível. Os dados contribuem para a formação da rede por onde passarão os ônibus, tipo de veículo e valor da tarifa.

Entre as inovações planejadas, estão instalação de condicionadores de ar nos veículos, construção de um terminal central, onde os ônibus se concentrariam e o usuário poderia utilizar sua passagem em outro veículo, e melhorias no modelo das paradas.

Na apresentação de parte do estudo, no fim de maio, o engenheiro de transportes Antônio Augusto Lovatto destacou que a proposta é otimizar o transporte e, como resultado, diminuir a quantidade de circulações, sobretudo no interior dos bairros.

Conforme o estudo, existem 250 linhas de ônibus em 400 horários, de segunda a sexta-feira. Por dia, 50 veículos transportam cerca de oito mil passageiros. “Vamos buscar a redução do tempo de viagem até o centro da cidade e tornar os veículos mais confortáveis, rápidos e seguros.”

Um dos problemas citados pelo especialista é a velocidade dos deslocamentos. Como há muitas linhas, o passageiro aguarda muito tempo até chegar ao ponto de desembarque. “Vimos a necessidade de uma reorganização. Isso passa por um aumento da velocidade nos deslocamentos.”

Sistema deve estrear em 2015

O modelo de licitação será de concorrência pública, aquele que apresentar menor tarifa deve ser o vencedor. A empresa vencedora do processo licitatório terá direito há dez anos de exploração do serviço, com possibilidade de renovação pelo mesmo período.

Segundo Heisser, a ideia seria implantar o novo sistema ainda no primeiro semestre de 2015. Mas condiciona o início à agilidade dos trâmites burocráticos. Essa será a primeira licitação para a concessão do transporte coletivo em Lajeado.

De acordo com o governo municipal, a decisão de realizar o estudo sobre as condições atuais, sugerindo melhorias, tem por objetivo evitar uma nova disputa judicial, como ocorreu em 200. Na época, havia suspeita de direcionamento para empresas locais. A Expresso Charqueadas entrou com pedido de suspensão da concorrência. Desde então, a Ereno Dörr e a Transportes Scherer realizam o serviço de maneira emergencial.

Acompanhe
nossas
redes sociais