Desrespeito no trânsito preocupa diretores

Você

Desrespeito no trânsito preocupa diretores

Em três meses foram 171 infrações na área central

oktober-2024

Estrela – Autoridades alertam para o alto índice de infrações comedidas por descumprimento às regras de trânsito na cidade. Nos últimos três meses, mais de 170 multas foram emitidas em situações como conversões proibidas, excesso de velocidade ou desrespeito à faixa de pedestres. Departamento de Transito (Detran) prepara ações educativas voltadas a motoristas e pedestres.

4Para o que o coordenador do Detran municipal, Cláudio Luis Lauer, o que chama a atenção é que tanto pedestres quanto motoristas demonstram despreocupação com as regras. “Não são apenas os motoristas que ignoram as faixas de segurança. Muitas pessoas atravessam as ruas em locais perigosos”, afirma.

Segundo Lauer, o maior desafio do departamento é harmonizar a relação entre motoristas, pedestres e pessoas que usam transportes alternativos, como bicicletas e skates. “Condutores passam por curso, conhecem as placas de sinalização, coisa que nem sempre acontece com quem não dirige”, diz. A intenção é fazer uma campanha educacional que englobe todos os envolvidos no trânsito.

De acordo com o comandante da Brigada Militar (BM), major Marcelo de Abreu Fernandes, a falta de educação no trânsito é percebida durante o trabalho de fiscalização realizado pela corporação. Para Fernandes, a maior parte das infrações é resultado da imprudência.

O comandante afirma que é difícil encontrar pessoas que sigam as regras em todos os momentos. O número de pessoas que sempre usam o cinto de segurança, andam dentro da velocidade e cumprem a sinalização é pequeno”, diz.

Atendimento a acidentes prejudica policiamento

Fernandes ressalta que Estrela é reconhecida pelo alto índice de acidentes decorrentes de infrações de trânsito. “As pessoas não dão importância para as regras e uma hora a imprudência traz consequências.”

O comandante afirma que, além de descumprir as regras, os motoristas ainda ficam brabos quando são multados. Para ele, o trabalho de policiamento ostensivo fica prejudicado quando acontecem acidentes na cidade, pois uma guarnição chega a perder até duas horas para atender um acidente. “Se diminuirmos os índices de infrações e reduzirmos os acidentes, mais os policiais estarão liberados para patrulhar as ruas”, frisa.

Entre as multas que mais causam reclamações, estão as emitidas por excesso de velocidade. Fernandes ressalta que motoristas autuados chegam a criticar a corporação nas redes sociais quando flagrados acima do limite.

Um dos pontos de maior fiscalização é em frente a uma casa geriátrica, onde foram flagrados motoristas dirigindo em velocidade acima dos 85 quilômetros por hora. O local tem limite de 50 quilômetros. “São casos que demonstram a falta de educação dos motoristas”, enfatiza.

Outra infração que preocupa as autoridades é o uso do celular ao volante. Em 90 dias, 28 condutores foram autuados pela infração. Entre as dificuldades para flagrar o descumprimento, estão as películas que dificultam a visualização do motorista, cita Fernandes. As distrações com o aparelho estão entre os principais motivos de acidentes.

Acompanhe
nossas
redes sociais