Guia de turismo e serviços reúne 56 cidades dos Vales

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Guia de turismo e serviços reúne 56 cidades dos Vales

Publicação reúne aspectos turísticos, gastronômicos, geográficos, econômicos e históricos de 56 cidades dos vales do Taquari, do Rio Pardo, Botucaraí e parte da Serra Gaúcha. São 70 mil exemplares distribuídos pelo Estado, com 532 páginas retratando as belezas naturais e os principais atrativos dessas regiões.

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Região dos Vales – O jornal A Hora finalizou, ontem, um trabalho iniciado em fevereiro de 2013. O lançamento oficial do Guia VEM – Vales e Montanhas representa uma nova etapa na história do periódico nascido em Santa Clara do Sul, e hoje disponível para 20 cidades do Vale do Taquari. A publicação de 532 páginas é o mais completo guia de turismo lançado na região, e um dos maiores do Estado.

01Dezenas de prefeitos, apoiadores, empresários e líderes regionais participaram da apresentação do material, realizada ontem à noite, na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Presente ao evento, a representante da Secretaria Estadual Adjunta de Turismo, Camila Mumbach, elogia o investimento arrojado. “O Guia é a maior ferramenta de divulgação turística de dos vales. O Estado pretende levá-lo nos eventos pelo país.”

Para o presidente da Aturvarp, Cláudio Corrêa da Rosa, o guia surge para incentivar uma nova distribuição de fluxo turístico no Estado. “É uma ferramenta para oportunizar aos vales a chance de participar da renda gerada com o turismo.” A mesma opinião é sustentada por Vanildo Roman, presidente da Amturvales. “O guia servirá de apoio aos visitantes, para que possamos atrair turistas de todo o Estado, país e até do exterior.”

O guia começou a ser pensado há mais de dois anos. Após pesquisa realizada em 2012 com 17 mil entrevistados, ficou evidente que a grande maioria tinha como hábito conhecer novos pontos turísticos e provar diferentes gastronomias.

O mesmo estudo demonstrou a falta de informações disponíveis nessas áreas. “Essa constatação despertou a equipe, e pensamos numa publicação que preenchesse essa lacuna”, comenta o diretor do jornal, Adair Weiss.

No início do ano passado, o projeto entrou em prática. A ideia inicial era criar um guia telefônico completo, com um espaço para atrações turísticas e empreendimentos gastronômicos e hoteleiros. Ao longo das reuniões, a proposta foi modificada e as prioridades do material foram invertidas. Apenas telefones úteis entrariam na publicação. O destaque ficou para as belezas naturais e históricas de cada cidade.

Dois repórteres da equipe de redação foram designados para percorrer todos os 56 municípios. Uma pesquisa inicial mapeou os pontos turísticos mais conhecidos de cada cidade. As visitas iniciaram em maio de 2013 e foram finalizadas um ano depois. Quatro câmeras fotográficas profissionais acompanharam a equipe, que enfrentou a falta de sinalização e o desconhecimento das próprias comunidades para chegar até os principais atrativos.

Análise detalhada do potencial

Os jornalistas trouxeram dezenas de novidades. Trilhas ecológicas, cascatas, grutas, peraus, moinhos, parques, balneários, museus, monumentos históricos, santuários e igrejas são alguns destaques retratados de forma inédita pela equipe. Tudo detalhado em textos, mais de mil fotografias e mapas de cada cidade. Feiras, exposições e eventos tradicionais dos municípios constam no material.

Há também uma análise completa de 410 restaurantes, com preços, cardápios, formas de pagamento, estruturas e outros detalhes de cada estabelecimento. O mesmo foi feito com 80 hotéis e pousadas. Cada proprietário preencheu um questionário, baseado em itens avaliados pelo Ministério do Turismo, para classificação dos empreendimentos. Todos os locais foram visitados pelos jornalistas.

A região precisa de um documento desses, diz Adair Weiss, diretor-geral do Jornal A Hora

A Hora – Quando e como surgiu a ideia do Guia de Turismo?

Adair Weiss – Surgiu há mais de dois anos, após pesquisa realizada com 17 mil entrevistados. O levantamento mostrou os principais hábitos dos habitantes da região, entre os quais, jantar e almoçar fora, citados por mais de 50% das pessoas. A constatação de haver poucas informações sobre atrações regionais despertou o jornal A Hora para realizar um diagnóstico e fazer uma publicação para preencher essa lacuna.

Como foi a aceitação dos investidores?

Weiss – A iniciativa privada sempre está aberta a ideias arrojadas e inovadoras. Com o Guia VEM não foi diferente. Centenas de empresários perceberam a relevância e utilidade desse guia. A venda publicitária superou as expectativas. Os municípios também responderam positivamente e compreenderam o valor da publicação, especialmente para as escolas.

Qual o principal objetivo?

Weiss – O principal legado do guia é a sua provocação ao turismo. Permitirá aguçar nossa compreensão sobre o turismo regional, estimulará a gestão e o empreendedorismo sobre o tema. Precisamos saber quem somos e o que temos. Ter uma cultura mais turística é fundamental. Acreditamos que isso o VEM fará com muita qualidade e eficiência.

Como será feita a distribuição e venda do material?

Weiss – Imprimimos 70 mil exemplares. Além das bancas, o guia será vendido em lotes para empresas e órgãos públicos dos 56 municípios. Os assinantes do A Hora serão brindados com um exemplar, assim como todos os órgãos governamentais apoiadores. O VEM também estará em hotéis, restaurantes, bancas e locais estratégicos fora das duas regiões.

O jornal pensa em nova publicação?

Weiss – A primeira edição vale para 2014 e 2015. Apesar do custo elevado, é impossível não reeditá-lo num segundo momento. Até porque as informações contidas ficarão desatualizadas. A próxima edição deve ser publicada em 2016.

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