Dália contabiliza prejuízos do incêndio

Você

Dália contabiliza prejuízos do incêndio

Perdas podem chegar a R$ 3 milhões. Mercado deve reabrir até o fim de semana

Encantado – A direção da Cosuel de Encantado ainda calcula os prejuízos decorrentes do incêndio no depósito do Supermercado Dália Alimentos, na rua Guerino Luca, no centro. Apesar de análises preliminares, a estimativa de perdas alcança R$ 3 milhões. O sinistro começou na manhã desse sábado e levou quase 15 horas para ser controlado.

01Guarnições dos bombeiros de Encantado, Lajeado e Estrela foram acionadas para apagar as chamas no prédio de 1,2 mil metros quadrados. O fogo foi parcialmente apagado ainda no sábado à tarde, mas como novos focos surgiam em meio aos entulhos o trabalho durou até esse domingo.

De acordo com relato de funcionários, o incêndio teria iniciado no segundo piso do pavilhão, depois que uma lâmpada estourou. O ambiente – reformado há 15 dias – continha diversos materiais, como papel higiênico, o que pode ter facilitado para a propagação.

Uma perícia técnica deve apontar as causas do sinistro, mas o fato de os escombros terem sido remexidos por uma máquina durante o rescaldo pode atrapalhar a análise.

Redes de energia elétrica, fibra óptica e diversos equipamentos e móveis foram destruídos. Em virtude disso, a cooperativa teve dificuldades para manter as atividades ontem na fábrica de rações e no frigorífico, situadas na mesma área do supermercado. “Entre os problemas, não conseguimos pesar os caminhões aqui na cidade. Isso está sendo feito em Arroio do Meio”, diz o assessor jurídico da entidade, Reinaldo José Cornelli.

Sem energia elétrica, os produtos armazenados nos freezeres do supermercado também foram perdidos. A Vigilância Sanitária solicitou a retirada dos materiais ontem. Todos os serviços devem ser restabelecidos nesta semana. A cooperativa pretende reabrir o supermercado na quinta-feira, mas depende de ajustes na rede elétrica.

O presidente da entidade, Gilberto Piccinini, diz que as perdas poderiam ter sido maiores caso as chamas tivessem atingido parte do frigorífico ou da fábrica de rações. “Olhando por outro lado, vemos que os prejuízos da cooperativa ainda foram pequenos.” Nesse domingo, a Dália Alimentos completou 67 anos de fundação.

Acompanhe
nossas
redes sociais