Executivo projeta asfaltamento em julho

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Executivo projeta asfaltamento em julho

Obra de R$ 2 mi contempla outra avenida e um km de ciclovia em canteiro central

Lajeado – O asfaltamento das avenidas Alberto Müller e Parque do Imigrante deve iniciar no próximo mês. A abertura das propostas do processo licitatório está marcada para o fim de junho.

02O investimento próximo de R$ 2 milhões será todo custeado pela administração municipal no bairro Alto do Parque. Obra é uma das principais metas de 2014, e estava na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013..

De acordo com a Secretaria de Obras (Sosur), a intenção é aplicar uma capa de asfalto no trecho entre a BR-386 e a rua Antônio de Souza Neto, nas proximidades da Univates.

Responsável pela Sosur, Adi Cerutti informa que o Executivo optou pela aplicação de uma capa de asfalto sobre o calçamento. No ano passado, estudavam a retirada dos paralelepípedos.

Não haverá gastos para os proprietários de terrenos instalados em ambas as avenidas. Cerutti também pretende solicitar à Corsan que realize uma vistoria completa em todos os encanamentos sob a via antes da colocação do asfalto. “Não queremos abrir o asfalto depois de pronto.” A companhia ainda não confirmou essa manutenção.

Como a abertura das propostas ocorre no dia 30, Cerutti estima que as obras devam iniciar até o fim de julho. “Isso se não houver nenhum recurso ou entrave no processo licitatório.”

O edital de licitação foi aberto no dia 12 de maio. No site da prefeitura, ainda não constam mais detalhes sobre os participantes.

Com a obra, a administração municipal pretende desafogar o trânsito de outras vias, principalmente da av. Alberto Pasqualini, no trecho entre o trevo da BR-386 e a entrada da Univates. Conforme reportagem publicada em fevereiro passado, o movimento nessa avenida aumenta cerca de 74% durante os horários de pico. Na av. Alberto Müller, o aumento do fluxo foi maior, chegando a 350% nos mesmos períodos.

Ciclovia nos canteiros

Uma das novidades no projeto é a construção de ciclovias com dois metros de largura nos canteiros centrais da av. Alberto Müller. Conforme o diretor de Trânsito, Euclides Rodrigues, haverá proteção lateral para os ciclistas, e as faixas serão de duas vias. “Queremos implantar um novo e mais seguro modelo de pistas para os adeptos do ciclismo”, salienta.

Conforme Rodrigues, o objetivo é interligar essa nova ciclovia com outras avenidas que têm canteiros centrais. “Vamos estudar formas de criar um anel viário para os ciclistas, sempre prezando pela segurança.”

Ele volta a criticar o modelo construído pela gestão passada, e informa que no mês passado um ciclista foi atropelado sobre a ciclofaixa, no bairro Jardim do Cedro. “Isso não pode acontecer.”

A administração pretende investir em bicicletários em pontos estratégicos. Uma das ideias será a instalação de duas vagas em cada estacionamento de moto na área central. “Já garantiremos um número expressivo fazendo isso.”

Redutores e semáforos

O Departamento de Trânsito deverá investir em redutores na av. Alberto Müller. A probabilidade maior é a colocação de tachões para inibir a velocidade dos veículos. “Não podemos deixar que a via se torne uma pista de corrida.” Sem contrato para instalação de lombadas eletrônicas, há possibilidade também de quebra-molas no trecho.

Rodrigues salienta que o asfaltamento daquele trecho é uma reivindicação antiga de motoristas de ônibus, pois a maioria utiliza a via para transportar estudantes de outras cidades até a Univates. “É uma das formas de desafogar o fluxo de veículos que utilizam a Av. alberto Pasqualini.”

Mesmo assim, há resistência por parte de alguns moradores, que reclamam do possível aumento do barulho e da velocidade dos veículos. O cruzamento entre as avenidas Avelino Tallini e Alberto Müller causa transtorno desde 2008, época em que o município investiu cerca de R$ 1,7 milhões no prolongamento das vias. Lá, são recorrentes as reclamações direcionadas à Brigada Militar, à administração pública, e no ano passado, até ao Ministério Público (MP).

A administração municipal não descarta também a colocação de semáforos em algumas esquinas. “Com o fluxo atual, inexiste a necessidade. Mas poderemos rever isso caso o tráfego aumente de forma considerável.”

Pontos como o entroncamento da avenida com as ruas Miguel Tostes e Washington Luis costumam receber grande fluxo de veículos em horários de pico, como o início e o fim das aulas na Univates.

Detalhes da Obra

A av. Alberto Müller receberá capeamento asfáltico num trecho de um quilômetro de extensão por 22 metros de largura, compreendendo uma área de 20,4 mil metros quadrados. O investimento está orçado em R$ 1,7 milhões. Na av. Parque do Imigrante, o governo pretende investir R$ 290 mil na colocação de capa de asfalto em uma extensão de 150 metros da via por 34 de largura. A área total dessa obra é de 4,6 mil metros quadrados.

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