PMDB cogita indicar Eckert à Famurs

Você

PMDB cogita indicar Eckert à Famurs

Prefeito de Arroio do Meio disputa preferência da sigla para assumir presidência

Vale do Taquari – Cinco prefeitos do PMDB disputam na segunda-feira a indicação do partido para a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Entre eles, um do Vale do Taquari. Sidnei Eckert, chefe do Executivo de Arroio do Meio.

04Os demais gestores são: César Tadeu Paier, de Barra da Guarita; João Mário Cristofari, de Jaguari; Seger Luiz Mengaz, de Tapejara; e Zilio Roggia, de Caiçara. Depois da definição da sigla, ocorre a eleição pelos prefeitos dos 497 municípios, no dia 29, para a gestão 2014/15.

Os cinco postulantes vêm de municípios com menos de 20 mil habitantes. Nos últimos quatro anos, todos os presidentes da entidade comandavam cidades com uma população acima dos 40 mil moradores: Marau (2010/11), São Borja (2011/12), São Leopoldo (2012/13) e Santo Ângelo (2013/14).

O PMDB assume a presidência hoje ocupada pelo PP, com o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres. O modelo de escolha para a chefia da Famurs foi criado para garantir pluralidade entre os partidos políticos.

O sistema determina que as quatro legendas com maior número de prefeitos eleitos comandam a entidade no quadriênio. Nos próximos anos, o PT e depois o PDT indicam os nomes à Famurs.

Mais participação do Vale na Famurs

De acordo com Eckert, a eleição da Famurs não interfere nas relações entre prefeitos do PMDB. “Não é uma guerra. Não estou brigando para ser presidente. Vamos debater ideias, marcar presença do Vale do Taquari na federação”, diz.

Eckert colocou o nome entre os possíveis indicados também para aumentar a representatividade da região na Famurs. Ontem, quatro candidatos ao cargo participaram de reunião em Porto Alegre.

Conforme o prefeito de Arroio do Meio, há possibilidade de consenso. Para ele, é preciso aproximar a entidade dos municípios. Proporcionar mais acesso aos setores de assessoria técnica da entidade para qualificar a gestão nas cidades.

Na opinião de Eckert, também há outras demandas municipalistas que precisam de mais envolvimento da Federação. Como exemplo, cita a cobrança para que os 12% do orçamento estadual sejam destinados à saúde, também o aumento de efetivo das polícias nas cidades e maior participação do Palácio Piratini no pagamento do transporte escolar.

Caso Eckert seja o indicado do PMDB, haverá mudança na Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat). Atual presidente da entidade, ele deixaria o cargo nos próximos seis meses para o vice, Valnei Cover (PDT), gestor do municípios de Dois Lajeados.

Tentativa frustrada

Em 2010, dois prefeitos da região ingressaram na disputa pela cadeira de presidente da Famurs. Paulo Kohlrausch, de Santa Clara do Sul, e Vanderlei Moresco, de Anta Gorda. As duas candidaturas provocaram um racha no PMDB.

Na época, o primeiro nome da sigla era o de Moresco. Durante o processo, o prefeito de Santa Clara do Sul voltou atrás. Retirou o apoio ao gestor de Anta Gorda e se lançou candidato à presidência da Famurs.

A desunião se comprovou na votação. Moresco fez apenas 19 votos. Enquanto Kohlrausch fez 34, assumindo a vice-presidência da entidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais