Governo identifica larvas em seis bairros

Você

Governo identifica larvas em seis bairros

Análise confirma o 18º foco do aedes aegypti. Sete foram descobertos este mês

Lajeado – A Secretaria da Saúde (Sesa) confirma a identificação de mais sete larvas do mosquito transmissor da dengue na cidade. Com isso, chega a 65 o número de insetos encontrados em 18 pontos diferentes de análise, em seis bairros. O governo classifica a situação como de alto risco e emite alerta à comunidade.

03Dos focos identificados neste ano, sete foram neste mês. O tempo seco e quente de abril, aliado aos vários pontos de acúmulo de água, favoreceu para a procriação dos insetos. Secretário da Saúde, Glademir Schwingel, teme por uma possível infestação na medida que vários casos da dengue são confirmados no Estado.

Desde o ano passado, foram identificadas 91 larvas em 25 focos, em 11 bairros. Assim, avalia o secretário, mostra que não é um problema isolado. “Encontramos muitos mosquitos e em diversos pontos da cidade. Se alguém contaminado for picado em Lajeado, é grande o risco de se espalhar.”

O governo trabalha com a prevenção, tentando eliminar acúmulos de água. Mas, conforme o secretário, uma das principais barreiras para evitar a procriação dos mosquitos continua sendo a própria comunidade. Critica a falta de consciência e resistência das pessoas que não permitem que os agentes epidemiológicos façam o trabalho.

Para tentar sensibilizar a comunidade da importância de se prevenir, a secretaria lança o InformaSesa. Um boletim informativo que será distribuído por toda a cidade. Na primeira edição, entre os temas de destaque, está a dengue. “Se não agirmos agora, mais tarde teremos que os prejuízos causados pela omissão coletiva. Todos podem ajudar e a hora é agora.”

Fique atento

– 65 larvas confirmadas

– 18 focos do mosquito (sete apenas neste mês)

– Bairros com pontos de procriação identificados: Olarias, Florestal, Centenário, centro, Hidráulica e Montanha

– Sesa emite alerta e pede que a comunidade elimine locais de acúmulo de água

– O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e costuma picar durante o dia,

62 casos confirmados no RS

O número de casos de dengue confirmado no Rio Grande do Sul desde o início do ano subiu para 62. Conforme balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde há uma semana, foram registrados 43 casos autóctones e 19 importados. Do total, 55% dos casos foram confirmados em Ubiretama, com 34 ocorrências autóctones. Os demais foram verificados em Porto Alegre, Pelotas, Canoas, Campina das Missões, Erechim, Estância Velha, Gravataí, Bagé, Candiota, Uruguaiana, Cerro Largo, Santo Ângelo, Muçum, Ijuí e Panambi.

De acordo com o balanço, o Estado havia recebido 472 notificações de suspeita de dengue e confirmou 128 municípios considerados infectados, por possuírem focos do mosquito aedes aegypti. Em 2013, o Estado registrou 424 casos, dos quais 229 autóctones e 195 importados.

Acompanhe
nossas
redes sociais