Três comandos da BM mudam no Vale

Você

Três comandos da BM mudam no Vale

Pela primeira vez, 22º BPM de Lajeado será gerenciado por um tenente-coronel

Vale do Taquari – Recentes promoções na Brigada Militar (BM) forçam a mudança de gerência em três comandos da polícia na região. Durante a próxima semana, o CRPO-VT empossa os novos mandantes do 40º BPM de Estrela e do 22º BPM de Lajeado. A chefia da 2ª Companhia do 22º BPM, com sede em Encantado, também muda, mas o substituto oficial está indefinido.

01A principal novidade está na abertura do posto de tenente-coronel para o 22º, primeiro e único batalhão do Vale do Taquari a ter a função. Dessa forma, o então responsável major Ivan Silveira Urquia passa a subcomandante. Assume a chefia o tenente-coronel César Augusto Pereira da Silva, que retorna para a cidade depois de quase dois anos.

O oficial César deixa o comando do 40º BPM para o major Marcelo de Abreu Fernandes, até então lotado como chefe de sessão administrativa do CRPO, onde gerenciava questões de patrimônio e logística. Tal função será exercida, de forma provisória, pelo capitão Hélio Miguel Schauren Jr., também agente do CRPO.

Na segunda Cia do 22º batalhão, o recém-promovido major Alessandro Augusto Bernardes dos Santos será transferido para Porto Alegre. Ele era o oficial mais cotado para assumir o 40º BPM. O seu lugar será preenchido pelo capitão Ricardo Machado da Silva, da primeira companhia de Arvorezinha, que gerencia ambos postos de forma paralela até a nomeação do novo responsável.

Os três comandantes foram promovidos no dia 14 de abril, todos pelo critério de merecimento. Para a posse do major Abreu, a Brigada projeta uma cerimônia pública em Estrela. O dia do evento não está confirmado, mas ao que tudo indica será na próxima sexta-feira, 16. Para o retorno do tenente-coronel César a Lajeado, deve ocorrer uma solenidade interna, somente para militares.

Novo posto

Há poucos BPMs no Rio Grande do Sul cujo posto do comandante ainda permaneça sendo de major. Quase todos os batalhões são comandados por um tenente-coronel. Para que o 22º BPM pudesse receber tal função, ela teve que ser retirada de outro órgão da Brigada.

Aos 45 anos, o tenente-coronel César atuou em Lajeado de abril de 2010 a junho de 2012. Natural de Santa Maria, acredita ter mais autonomia para comandar desta vez, pois no período em que esteve lotado noutra região mudou o regime de gerência no CRPO.

O oficial está na Brigada há 27 anos. Nesse período, afora outras funções, atuou mais de 12 anos no POE, oito anos no Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e um ano como diretor do Presídio Central de Porto Alegre. “Aprendi muito nos últimos anos e vou usar minha experiência para ajudar a polícia local.”

Objetivo traçado

De acordo com o novo chefe do 22º BPM, o batalhão dará ênfase a projetos de prevenção. Cita como exemplo, os existentes em Estrela, focados a atividades sociais envolvendo crianças e adolescentes. Dessa forma, prevê resultados positivos na comunidade de médio a longo prazo.

Outro objetivo é aprimorar a sistemática do policiamento comunitário. Pretende expandir tal relação – entre policiais e moradores – para todos os bairros. Para isso, conta com um novo micro-ônibus que deve chegar à cidade nas próximas semanas. O veículo é oriundo da PPC de 2010. Ele será equipado com todos os sistemas de segurança e deslocado até as comunidades, permanecendo lá durante todo o dia.

Também promete incentivar o projeto de vigilância por câmeras e buscar, perante o governo estadual, mais militares e equipamentos para a região.

Futuro comandante do 40º BPM, major Abreu está de férias e retorna à atividade na próxima semana. A reportagem tentou contato com o oficial, mas não obteve retorno.

Fique por dentro

– Tenente-coronel César Augusto Pereira da Silva sai do 40º BPM e assume o 22º BPM

– Assume o 40º BPM o major Marcelo de Abreu Fernandes, então lotado no CRPO

– Major Alessandro Augusto Bernardes dos Santos, da 2ª Cia do 22º BPM, vai para Porto Alegre

PC também muda

Amanhã, a delegada regional da Polícia Civil Elisabete Barreto Müller anuncia o novo titular da delegacia de Teutônia. O então comandante, delegado Mauro Mallmann, será transferido para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Lajeado. Mallmann estava há 14 no posto e teria demonstrado o interesse de mudança ainda no ano passado, devido ao longo período de trabalho na mesma cidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais