Remédios vencidos são flagrados em farmácias

Você

Remédios vencidos são flagrados em farmácias

Irregularidades foram verificadas em 2 locais

CCR-aviso-ponte

Lajeado – Operação conjunta da Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Farmácias do Estado e Polícia Civil constatou irregularidades em duas farmácias localizadas no centro. Durante três horas, os fiscais vistoriaram os estabelecimentos.

04Os problemas averiguados envolvem lotes com o prazo e validade vencidos, venda fracionada de remédios controlados, falhas no acondicionamento dos produtos e vacinas. Segundo o delegado Sílvio Huppes, também foram encontrados remédios de distribuição exclusiva dos postos de saúde.

Os itens, comprados com dinheiro público, não podem ser vendidos. “Não podemos afirmar se havia comercialização desses remédios. Mas vamos investigar”, ressalta Huppes. Sem alvará sanitário, um estabelecimento na rua Júlio de Castilhos foi lacrado pela Vigilância Sanitária do município.

Conforme o secretário de Saúde, Glademir Schwingel, nas vistorias de rotina do município, se levantou a suspeita sobre o funcionamento das farmácias. Com isso, o conselho foi informado e a data da inspeção marcada. De acordo com ele, o trabalho da Vigilância Sanitária em vistoriar estabelecimentos é contínuo.

Os produtos fora dos padrões foram recolhidos pela Polícia Civil. Caso haja comprovação das irregularidades, os farmacêuticos responsáveis podem ter o registro profissional cassado.

Riscos à saúde

– O período de validade de um medicamento é definido pelo fabricante após testes e garante que o medicamento terá o efeito esperado. Nenhum medicamento pode ser utizado fora do prazo de validade, seja ele para tratamento de problemas cardíacos ou não e independente da sua forma.

– Os riscos vão desde não se obter o efeito esperado até reações graves que podem trazer complicações graves à saúde.

– Quando a validade expira não há como prever qual produto será formado da reação dessas substâncias, e nem mesmo de forma exata qual o risco que ele oferece à saúde do paciente. Por isso é importante ler o rótulo e a bula dos produtos para ter acesso às informações mais importantes.

Acompanhe
nossas
redes sociais