Lajeado – O deslocamento pelo câmpus da Univates de bicicleta pode ser feito a partir do dia 18. Professores, funcionários e alunos terão disponíveis 120 unidades. O sistema, nomeado de Bicivates, compartilha os veículos de forma gratuita.
Para usar as bicicletas, basta digitar o código de aluno ou aproximar o Cartão Institucional do leitor e, em seguida, digitar a senha. Nesse momento, o armário de chaves será aberto e uma luz acenderá para indicar a chave da bicicleta a ser utilizada, identificada com um número.
As bicicletas ficarão distribuídas em três pontos (nos prédios 1 e 11, e no Complexo Esportivo). Em cada um deles, serão 40 veículos. O objetivo é possibilitar que bicicletas possam ser estacionadas em pontos diferentes. O tempo de utilização será limitado para otimizar o sistema de compartilhamento. A definição desses detalhes será feita em breve e divulgada à comunidade acadêmica.
Enquanto estiver com a bicicleta, o usuário terá responsabilidade por qualquer dano ao equipamento. Cada ponto será gravado por câmeras, para garantir que a retirada e a devolução das bicicletas sejam feitas da forma correta. Para integrar o sistema, terá que se cadastrar pela internet. A página ainda não está no ar. Na próxima semana, a universidade fará o lançamento oficial do projeto.
Segundo o gerente do Setor de Engenharia e Manutenção da Univates, o engenheiro Robledo Müller, com o passar do tempo o sistema será otimizado, de acordo com a demanda e o monitoramento do uso.
O modelo das bicicletas atende as necessidades dos acadêmicos. Elas têm cestas para guardar materiais didáticos, luzes de segurança e para-lamas para evitar que barro ou água sujem o ciclista. Também foi colocada correia interna, para dar mais segurança durante o trajeto. O cadeado será avulso, possibilitando que o usuário prenda a bicicleta em lugares diferentes dos pontos de retirada e devolução.
Pela ideia inicial, a ciclovia passará por dentro do câmpus, com abertura de uma nova rua contornando a universidade e passando por trás do Complexo Cultural. O investimento da Univates se aproxima dos R$ 400 mil.
Apoio do Pedala Lajeado
Coordenador do grupo Pedala Lajeado, Marcelo Costi Nólibos, aprova a iniciativa da Univates. Para ele, a ideia serve como exemplo para ser implantada em mais locais na cidade. “A universidade cumpre seu papel de trazer inovações para a sociedade.”
Inovação na carona
Em 2009, a Univates criou o Projeto Carona, com objetivo de melhor aproveitar o espaço do câmpus e reduzir a emissão de gás carbônico dos veículos.
O sistema pode ser acessado pela internet e permite que as pessoas ofereçam e procurem carona com quem faz trajeto semelhante. É destinado para alunos, professores e funcionários. Há ainda a possibilidade de filtrar ofertas de carona segundo as necessidades e preferências. O usuário pode optar por receber novas atualizações por e-mail. Mais informações em www.univates.br/carona.