Prazo para regularizar título encerra hoje

Você

Prazo para regularizar título encerra hoje

Centenas de eleitores deixam ajustes para o último dia e cartórios preveem filas

Vale do Taquari – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) encerra hoje o prazo para mudanças no cadastro de eleitores ou solicitações do primeiro título. Os sete cartórios responsáveis por atender o eleitorado do Vale do Taquari preveem filas, pois centenas de pessoas ainda não se ajustaram para votar nas eleições de outubro.

02Os horários de atendimento são diferenciados entre as instituições (confira boxe). Em Arroio do Meio, o expediente ocorre das 12h às 19h. De acordo com o chefe do cartório, Renato Oliveira de Azevedo, 58 pessoas foram regularizar sua situação ontem. “Não tivemos fila, mas o fluxo foi constante. Para esta quarta, devemos receber o dobro de gente.”

Exemplifica pelo público atendido no fechamento do cadastro eleitoral antecedente às eleições de 2012. Na época, 127 eleitores foram ao cartório no limite do prazo. O número deve ser maior hoje em virtude do recadastramento biométrico feito em alguns municípios.

Em Lajeado, filas constantes desde o fim de semana. A procura intensa surpreendeu a administradora Ana Dias. Em busca da transferência do título, precisou voltar em outro momento devido à falta de documentos.

A recepcionista de hotel, Rovena Hammes, veio de São Paulo há pouco mais de três meses. Como pretende ficar em Lajeado nos próximos anos, resolveu trocar o título.

A partir de amanhã, ocorre o fechamento do cadastro, reaberto apenas depois do pleito. Até lá, o cidadão não poderá mais solicitar empréstimos em bancos públicos, assumir atividades públicas, retirar CPF e passaporte, entre outras restrições.

Documentos necessários

Os cidadãos devem comparecer aos cartórios ou às CAEs munidos de documento de identidade com foto e comprovante de residência recente (menos de três meses). Pessoas do sexo masculino com mais de 18 anos que farão o alistamento devem apresentar certificado de alistamento militar.

Somente neste caso – maiores de 18 anos, no primeiro título – não é aceita a carteira de motorista como documento de identidade. O voto e o alistamento eleitoral são facultativos para pessoas com idade entre 16 e 18 anos e com mais de 70 anos.

Saiba mais

Até o fim de março, mais de 6,5 mil eleitores de 18 cidades do Vale haviam ignorado o chamado do Judiciário para revisão biométrica e não compareceram aos cartórios. Em determinadas situações, ponderam os responsáveis pela revisão, alguns eleitores podem ter transferido o título ou saído do cadastro – em caso de morte.

A principal mudança ocorre na hora em que o eleitor chega ao mesário. Em vez de apenas apresentar o título e documento com foto, deverá passar por um sistema de identificação por meio das digitais para liberar a urna eletrônica. Assim, enfatiza a juíza, nenhuma pessoa poderá votar em nome de outra. Quem não compareceu às revisões, alerta o Judiciário, teve o título cancelado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

HORÁRIO

– Lajeado, Estrela – 11h às 18h

– Arvorezinha, Teutônia- 10h às 17h

– Venâncio Aires, Encantado, Arroio do Meio – 12h às 19h

Acompanhe
nossas
redes sociais