Lajeado – Os lajeadenses têm um incentivo a mais para cuidar das calçadas a partir deste mês. A Campanha Calçadas da Fama, organizada pela Associação de Moradores do Bairro Centro e o A Hora premiará no fim do ano as mais belas quadras da cidade.
A parceria, com apoio da Uambla, Secretaria de Planejamento (Seplan), Legislativo e patrocínio da Dosacon, foi oficializada na quarta-feira. O grupo assinou um termo de compromisso com a iniciativa, prevendo um trabalho em conjunto.
Segundo o presidente da Associação de Moradores, Vergílio Goerck, a campanha pretende contribuir com a administração municipal no desenvolvimento de políticas públicas para melhorar os passeios da cidade. “Queremos conscientizar os proprietários para que ofereçam à população uma calçada mais segura, acessível, bonita e limpa”, diz.
A partir disso, estabelecem encontros para dialogar com a comunidade e assim estimular atitudes para melhorar as condições das calçadas. O presidente da Uambla, Marcos Salvatori, acrescenta a busca por uma padronização, incentivando formas mais sustentáveis de construção, como o uso de pisos permeáveis e, ao mesmo tempo, com rampas adequadas aos deficientes.
O diretor geral do jornal, Adair Weiss, reforça o intuito da campanha. “O projeto emana da sociedade, para sensibilização das pessoas e em apoio ao poder público.” A secretária da Seplan, Marta Peixoto, elogia a iniciativa. “O objetivo é que se conscientize e se faça.” Com a união das entidades, espera por uma mobilização mais efetiva junto à comunidade.
Lei em alteração
Paralelo ao projeto, a Seplan organiza uma campanha educativa: Caminho Seguro. Marta projeta a distribuição de materiais informativos aos moradores, para reforçar a necessidade de melhorias. Antes disso, haverá o conserto de espaços de passeio em prédios públicos, para dar o exemplo.
Marta reconhece a falta de legislação específica, permitindo a cobrança de multa dos proprietários que não assumirem a responsabilidade sobre suas calçadas. Para solucionar o problema, cita a criação de um decreto para alteração da lei vigente quanto à manutenção dos passeios. Esse passa por análise jurídica e deve ser enviado ao Legislativo neste mês.
Detalhes técnicos, como medidas de rampas e tamanho da calçada já constam em lei. A Secretaria do Meio Ambiente ficará responsável pela arborização dos trechos, doando as espécies conforme as limitações de cada espaço, plantando a muda mais adequada.