Muçum – O aposentado Plínio Gracioli, 68, morreu ontem em acidente na ERS-129. O veículo que conduzia colidiu de frente com outro automóvel, no Km 89, no início da Serra entre Muçum e Vespasiano Corrêa. Esse foi o segundo acidente no trecho de curvas acentuadas nesta semana.
O fato aconteceu por volta das 9h. O muçunense Gracioli seguia com a Parati em direção a Guaporé. O condutor da caminhonete S1000, João Carlos Claza, 60, trafegava no sentido contrário.
Gracioli morreu no local, tendo o corpo encaminhado ao DML de Lajeado. Claza, com ferimentos leves, foi socorrido pelo Samu e recebeu atendimento no Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST), de Encantado.
Parte da pista ficou interditada pela manhã. O Corpo de Bombeiros Misto de Encantado fez a limpeza, devido ao derramamento de óleo dos veículos. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) as causas da colisão frontal são desconhecidas. A Polícia Civil investigará o caso.
A vítima deixa mulher e dois filhos. O sepultamento ocorre nesta manhã, no Cemitério Municipal de Muçum.
Trecho perigoso
Na segunda-feira, a menos de dois quilômetros do trecho, houve outro acidente envolvendo três caminhões. O fato também aconteceu por volta das 9h. Duas pessoas ficaram feridas.
Um caminhão-baú de Guaporé atingiu a traseira de uma carreta de Vila Maria. Outro caminhão de frangos de Encantado, que vinha atrás, não conseguiu evitar o choque. Um dos condutores ficou preso às ferragens e foi retirado pelos bombeiros. Outro, sofreu escoriações e o terceiro pulou do caminhão antes da colisão. Ambos receberam atendimento no HBST.
Segundo o comandante da PRE, sargento Edson Luiz Koslowski, não há muitos registros de acidentes no trecho. “Mas quando dá é com gravidade.” Cita a imprudência dos motoristas como principal fator, desrespeitando a sinalização quanto à velocidade e curvas acentuadas. Pede mais atenção dos condutores, em especial no período de inverno, quando a visão fica prejudicada devido à neblina.