Coletora de lixo muda e serviço expande

Você

Coletora de lixo muda e serviço expande

Recolhimento beneficia mais famílias e passa a ser feito à noite. Preço sobe 46%

Arroio do Meio – A RS Coleta, de Progresso, está responsável pelo recolhimento de lixo no município há duas semanas. O contrato, vigente por um ano, prevê uma área maior de atendimento se comparado ao serviço prestado pela antecessora, a empresa Conesul. A mudança também reflete no preço: passou de R$ 48 mil mensais a R$ 70 mil.

02Por mês, a empresa deve recolher cerca de 300 toneladas de resíduos sólidos domiciliares e comerciais urbanos. O serviço será realizado a partir das 18h, com o intuito de evitar transtornos sobretudo ao trânsito no centro da cidade. Para isso, o governo pede ao moradores que respeitem os horários e dias estipulados para a coleta (veja boxe).

A equipe de coletores de resíduos domiciliares deve integrar um caminhão coletor compactador de carga traseira, com capacidade volumétrica igual ou maior a 15 metros cúbicos, motorista (outro de meio turno para serviços de carga, compactação no contêiner e transporte), quatro coletores por caminhão, como as ferramentas e utensílios necessários.

De acordo com o prefeito Sidnei Eckert, a comunidade reivindica melhorias no serviço desde o seu primeiro mandato como gestor. A troca, ressalta, cumpre com uma promessa de campanha eleitoral.

Cita que desde os últimos anos o município se preparava para implementar um novo modelo de coleta. Nisso, entre outras questões, elenca a instalação de novas lixeiras em bairros recentes. “Conseguimos fazer uma nova licitação sem prejudicar o recolhimento. O contrato é anual e renovável, conforme nosso critério.”

Entre as expansões de área aponta: no Rui Barbosa, agora até o clube Esperança; em Picada Arroio do Meio, em São Caetano até o Farroupilha; no Morro da Ventania, e em novos loteamentos. Algumas dessas regiões eram atendidas pelo Setor de Serviços Urbanos da prefeitura.

Comunidade elogia

Grande parte da população elogia o governo pelo novo serviço, apesar do incremento no valor. A dona de casa Gladis Cazotti, 55, mora no bairro São José, mas vai ao centro com frequência. “Agora não tem mais caminhões durante o dia, atrapalhando os carros. Além disso, eles fazem a coleta certinho lá em casa também.”

Mas a mudança de horário na coleta, que antes era feita durante o dia, pode levar algum tempo para ser adaptada na comunidade. De acordo com Gladis, muitas pessoas colocam as sacolas de lixo ainda pela manhã nas cestas. “Enquanto isso dá cheiro ruim. Pode demorar um pouco, mas as pessoas vão se acostumar.”

Recolhimento inicia às 18h

Segunda-feira: centro, Navegantes, Bela Vista, Glória, Dona Rita, Novo Horizonte, ERS-130 (Rua Dona Rita até trevo de acesso à cidade), Rui Barbosa, Dom Pedro II, Loteamento Sol da Manhã, Loteamento Arlindo Gerhardt, vai até Closs (Rui Barbosa, Campo do Esperança).

Terça-feira: centro, São José, Barra do Forqueta (até o campo do Juventude), Aimoré, São Caetano, Lixeira Girando Sol, Estrada do Passo do Corvo até o Farroupilha, Morro da Ventania.

Quarta-feira: centro, Navegantes, Bela Vista, Glória, Dona Rita, Novo Horizonte, ERS-130 (Rua Dona Rita até trevo de acesso à cidade), Rui Barbosa, vai até Picada Arroio do Meio pela principal até Taquareiras, divisa com Linha 32, entra no Campo dos Amigos e volta pelo outro lado.

Quinta-feira: centro, Navegantes, São José, Barra do Forqueta, Aimoré, São Caetano, lixeira Girando Sol, Morro da Ventania, Loteamento Industrial.

Sexta-feira: centro, Navegantes, Bela Vista, Glória, Dona Rita, Novo Horizonte, RS-130 ( Rua Dona Rita até trevo de acesso à cidade), Rui Barbosa, Dom Pedro II, Loteamento Sol da Manhã, Loteamento Arlindo Gerhardt, vai até Closs (Rui Barbosa, Campo do Esperança), Travessão Dona Rita a Rui Barbosa até o trevo.

Sábado: centro, Navegantes, Barra do Forqueta, São Caetano, Aimoré, São José, lixeira Girando Sol, Estrada Passo do Corvo até o Farroupilha.

Acompanhe
nossas
redes sociais