Lajeado – A Secretaria de Saúde apresentou novos profissionais contratados pelo governo federal para atuar no município. Os nove médicos atuarão junto às equipes de Saúde da Família e começam em maio a atuar nos postos de saúde. Com eles, chega a dez o número de profissionais contratados através do Programa Mais Médicos para atuar em Lajeado. Outros seis médicos chegaram para atuar na região. Dois deles em Estrela, três em Teutônia e um em Imigrante.
Os médicos chegaram com quase duas horas de atraso devido a congestionamento na BR-386. Fazem parte do grupo oito médicos cubanos e uma brasileira formada em Cuba. Reinaldo Carmona, 45, vem de Santa Clara (Cuba) para Lajeado e espera ajudar na melhoria da qualidade de vida da população. O desafio e o interesse de conhecer uma nova cultura foram apontados como um dos motivos para integrar o programa.
Martiniano Hernandes foi o primeiro cubano a chegar em Lajeado, no primeiro ciclo do programa. Há duas semanas ele atende no posto de saúde do Jardim do Cedro e classifica como positivo o período inicial de trabalho. “Estou ajudando pessoas que precisam de atenção, de medicamento e de amor.” Serão contemplados os postos do Montanha, Olaria, Santo Antônio e Conservas.
Meta é incrementar equipes
O secretário Glademir Schwingel afirmou que a chegada dos profissionais soluciona os transtornos causados pela saída de sete médicos no começo do ano. Eles serão direcionados para Estratégia de Saúde da Família (ESF), que hoje tem problemas com filas e falta de fichas de atendimento. “Vamos recompor as equipes nestes postos e ampliar o número de médicos em outros.”
Nove municípios do Vale já receberam médicos pelo programa. Em março chegaram profissionais para reforçar o atendimento em oito cidades. Além de Lajeado, Anta Gorda, Arvorezinha, Fazenda Vilanova, Marques de Souza, Muçum, Progresso e Sério. Ao todo, 442 novos profissionais do terceiro ciclo do programa irão atuar em 207 municípios gaúchos. Desde janeiro, mais de mil profissionais chegaram ao Estado pelo programa.