Univates reabre chamada para 2 vagas

Você

Univates reabre chamada para 2 vagas

Com 23 inscritos no curso de Medicina, aulas dependem do fechamento da turma

Vale do Taquari – Sem conseguir fechar a primeira turma do Curso de Medicina, a Univates abre a 5ª chamada. As matrículas para duas vagas devem ocorrer até esta sexta-feira. Apesar da dificuldade, a instituição mantém o dia 28 de abril como o primeiro dia de aula.

03As matrículas dos classificados devem ser feitas no Setor de Atendimento ao Aluno, das 8h às 11h30min e das 14h às 20h. Caso algum classificado não efetue a matrícula no período, a universidade fará uma nova chamada.

Conforme com o coordenador do curso, Luiz Fernando Kehl, na semana anterior ao início das aulas, o modelo da graduação será apresentada aos alunos. Até ontem à tarde, haviam 23 inscritos.

O processo seletivo ocorreu entre fevereiro e início de março, e considerou as notas obtidas pelos estudantes no Enem. Ao todo foram 1.103 candidatos, vindos de todos os estados do país.

Corpo docente

De acordo com Kehl, os professores passam por treinamento para se adequarem ao novo curso, com base nas diretrizes curriculares nacionais, definidas pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, são 130 docentes. Esse número tende a aumentar com a abertura de mais turmas.

Método de ensino

O modelo do curso foi pensado para suprir a necessidade de médicos para atendimento no SUS. Segundo o coordenador, isso não quer dizer que os acadêmicos ficarão alheios às possibilidades de trabalho em outras áreas da medicina.

Das 9.300 horas de curso, 1.400 abordam o atendimento básico. Os estudantes terão contato, desde o primeiro semestre, com a prática do trabalho direto nas comunidades para conhecer a realidade da saúde na região.

A graduação foi dividida em três módulos (doenças, cuidados, saúde e pesquisa; base científica e técnicas da prática médica; e integração, ensino, serviço e comunidade.)

A Univates desenvolveu parceria com os Hospital Estrela e Hospital Bruno Born (HBB), além das administrações de Lajeado e Estrela. Entre os investimentos previstos estão o repasse de recursos para conclusão do prédio do HBB localizado na rua Júlio de Castilhos (em contrapartida, a Univates ocupará dois andares para o curso de Medicina e demais graduações da área da saúde), a construção do Laboratório de Habilidades II, na rua Bento Rosa, e de um prédio para instalação de ambulatório abrangendo cerca de 20 especialidades nas áreas médica e odontológica.

Fies

Os acadêmicos de Medicina podem aderir ao Fies. Eles terão a possibilidade de abater o financiamento com o trabalho na rede pública após formados. Atuando com jornada de, no mínimo, 40 horas semanais, poderão reduzir até 1% da dívida a cada mês. Em oito anos e quatro meses, terão a dívida quitada. O Fies permite financiar de 50 a 100% da mensalidade, dependendo da renda familiar.

Acompanhe
nossas
redes sociais