População opina sobre reforma de praças

Você

População opina sobre reforma de praças

Executivo chama associações de moradores para elencar prioridades de espaços

CCR-aviso-ponte

Lajeado – Em reunião com presidentes das associações de moradores de bairros, o Executivo anunciou ontem investimento de R$ 1,2 milhão em restaurações e compra de novos equipamentos para praças.

01Encontros com as associações servirão para conhecer as necessidades de cada local. Com os projetos, o governo pretende terminar com o uso de drogas e vandalismo, e atrair a comunidade às praças. As reformas devem iniciar em, no máximo, três meses.

Conforme o secretário de Agricultura e Urbanismo (Saurb), Ricardo Giovanella, 30 espaços serão contemplados com readequações até fim do ano. Em locais com mais crianças, novos brinquedos serão comprados, bem como bancos para praças mais frequentadas por idosos.

Para elaborar os projetos, moradores devem criar comissões nos bairros. Segundo Giovanella, nos próximos dias a secretaria se reúne com os representantes dos locais para discutir as prioridades dos moradores. A proposta é modificar o conceito formado sobre as praças do município e retomar a frequência de passeios nos espaços de lazer. “Não adianta investir e não atender aos desejos dos frequentadores.”

Um engenheiro disponibilizado pela prefeitura montará os projetos, e após iniciam as obras. No ano passado, poucas praças receberam reparos. O secretário explica que o orçamento destinado para as reformas era de R$ 250 mil, pouco para realizar as restaurações necessárias.

Cinco espaços de lazer já têm equipamentos de academias ao ar livre, e outros 12 recebem o material. A implantação das academias deve se encerrar em 2015, ou no primeiro semestre de 2016. Proveniente de recurso próprio, a compra dos utensílios está em licitação.

Uambla aprova iniciativa

O presidente da União das Associações de Moradores de Bairros (Uambla), Marcos Salvatori, considera importante a iniciativa do município. Ressalta a função da Uambla e se diz surpreso com a decisão do governo. “Nosso papel é representar os moradores e buscar projetos, agora estamos sendo ouvidos.”

Reunião mensal marcada para o próximo dia 10, entre presidentes das associações de cada bairro, deve discutir o projeto.

Internet em estudo

A Saurb estuda possibilidade de implantar internet sem fio e câmeras de vigilância nas praças. O secretário comenta existir sistema por meio de cabos de fibra óptica que pode ser utilizado para os dois usos. Conta ser possível acessar as filmagens das câmeras pela internet e monitorar o movimento nas áreas de lazer. “Queremos incentivar a comunidade a usar os espaços e diminuir casos de vandalismo.”

Em praças de maior movimento, o Executivo planeja implantar quiosques para comercialização de alimentos e bebidas. A concessão para o vendedor implica também na fiscalização dos banheiros públicos e cuidados da praça. Uma das mais utilizadas, a Praça da Matriz, pode receber a estrutura.

Recolhimento do lixo verde

Segundo Giovanella, não há cronograma específico para recolhimento do lixo verde, devido à incerteza das demandas. A partir disso, a Saurb decidiu informar as associações de bairros para disseminar a data de realização do serviço. De acordo com o secretário, a medida evita aglomeração nas ruas por grande tempo.

Conservação e segurança

Morador do bairro Florestal, Rafael Bandeira de Mello, 42, leva a filha para passear uma vez por semana, na praça do bairro Americano. Com um ano de vida, Alice Bandeira de Mello explora os brinquedos com a ajuda do pai. “Deveria trazê-la mais vezes, mas é difícil ter tempo.”

Mello conta que, embora more há sete anos próximo à área de lazer, começou a frequentar o local desde o nascimento da filha. Avalia a praça e diz estar em boas condições. Para ele, fatores mais importantes são a conservação e garantia de segurança no espaço.

Acompanhe
nossas
redes sociais