Comitiva da África visita Lajeado domingo

Você

Comitiva da África visita Lajeado domingo

Grupo composto por 60 pessoas pretende debater mercado com líderes regionais

Vale do Taquari – Empresários, líderes políticos e regionais recebem, no domingo, comitiva de representantes da África. O encontro ocorre na Univates, em Lajeado, e serve para oportunizar contatos e início de negócios. O grupo deve ficar duas horas na cidade. Em seguida, parte à 15ª edição da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

02A comitiva é composta por 60 pessoas de pelo menos 26 países do continente, como África do Sul e Nigéria. Entre elas estão embaixadores, ministros e demais autoridades africanas. A chegada está prevista para as 11h, com saída para as 13h.

O encontro foi intermediado entre a administração municipal e a Câmara de Comércio Afro Brasileira (Frochamber), com sede em São Paulo. Para o secretário de Governo de Lajeado, Auri Heisser, essa é uma oportunidade primordial para o Vale. “Temos uma gama muito grande de alimentos a oferecer.”

De acordo com o presidente da Câmara da Indústria e Comércio e serviços da região (CIC-VT), Oreno Ardêmio Heineck, a África é grande compradora de proteínas e alimentos. Destaca que o Vale deve se organizar para conseguir uma relação mais próxima. Para isso, chamaram, inclusive empresários do ramo de importação e exportação.

O almoço estava marcado, no começo, apenas com o prefeito de Lajeado Luís Fernando Schmidt e foi aberto ao setor empresarial para oportunizar contatos e possíveis negociações. “Afinal, somos o Vale dos Alimentos, algo de que os países africanos precisam, e muito”, destaca Heineck.

Conforme o presidente da CIC-VT, outro ponto a ser debatido no encontro é a formulação de uma comitiva de representantes do Vale do Taquari para conhecer o continente africano. Com isso, espera Heineck, seria possível estreitar ainda mais as relações de mercado entre os dois países.

Saiba mais

Embora esteja entre os continentes mais pobres do mundo, com grandes disparidades sociais e políticas, diversos países africanos têm mostrado crescimento econômico positivo nos últimos anos. Contribuem para isso, a expansão da exploração e exportação de matérias-primas como produtos agrícolas, mineração e petróleo.

Investidores, sobretudo da China, Índia e Brasil, são atraídos a desenvolver setores de extração e de produção de riquezas. Conforme dados do Instituto das Nações Unidas para a Formação e Pesquisa (Unitar), a África deve manter o ritmo de crescimento.

O continente segue com a segunda maior população mundial, perdendo apenas para a Ásia. São mais de 820 milhões de habitantes e a grande maioria (63%) reside no meio rural.

Grupo segue à Expodireto Cotrijal

A partir das 13h, a comitiva segue para a 15ª edição da Expodireto Cotrijal. O evento ocorre de 10 a 14 de março e tem por objetivo a aproximação comercial do empresário gaúcho com integrantes de outros países, a fim de gerar novas frentes de exportação e importação.

Todos os anos, a Expodireto recebe milhares de visitantes que buscam produtos e serviços para atender às necessidades práticas das propriedades rurais com alto nível de qualidade, tecnologia e resultado. É uma feira internacional com a participação de 80 países. A entrada ao parque é gratuita.

Acompanhe
nossas
redes sociais