Retorno às aulas impacta no trânsito

Você

Retorno às aulas impacta no trânsito

Reportagem monitora principais alternativas de acessos viários à Univates em horários distintos

CCR-aviso-ponte

Lajeado – A volta de mais de 12,6 mil estudantes à Univates altera novamente a rotina do tráfego de veículos nos bairros São Cristóvão e Alto do Parque. Ontem, reiniciaram as aulas no centro universitário, que recebe uma média diária superior a dois mil veículos. Modificações na av. Alberto Pasqualini ainda são insuficientes para evitar tranqueiras.

03O aumento do fluxo de veículos após às 18h45min é preocupante. É nesse momento que a maioria dos alunos se desloca até a Univates. Para piorar, o horário coincide com a volta para casa de milhares de trabalhadores. A reportagem acompanhou o tráfego em dois horários diferentes – 16h30min e 18h45min – e em cinco pontos distintos.

Na av. Amazonas, responsável por interligar a ERS-130 à av. Alberto Pasqualini, houve a maior diferença no tráfego de veículos. Por volta de 16h30min, foram contabilizados 12 veículos em cinco minutos. Duas horas e quinze minutos depois, o intenso fluxo de carros, motos, vans e ônibus escolares atingia o pico de 84 veículos por cinco minutos. Um aumento de 600%.

É por essa avenida que chega a maioria dos estudantes provenientes de cidades da região alta do Vale do Taquari, como Encantado, Nova Bréscia, Roca Sales e Anta Gorda. A via recebe também a grande maioria dos alunos de Arroio do Meio, e de bairros lajeadenses mais distantes do centro, como Centenário, Campestre e Olarias. Houve momentos de tranqueira, principalmente próximo à esquina com a av. Alberto Pasqualini.

A via que registrou o segundo maior aumento foi a av. Alberto Muller. Em frente ao Parque do Imigrante, o número de veículos transitando em um período de cinco minutos aumentou 352%. Muitos estudantes de Estrela, Teutônia, Colinas, Imigrante e outras cidades próximas utilizam a principal avenida do bairro Alto do Parque para acessarem o câmpus. Assim como moradores do centro de Lajeado e do bairro Hidráulica.

O governo municipal já sinaliza com a intenção de asfaltar essa avenida em 2014. Cerca de R$ 1 milhão devem ser investidos num trecho de aproximadamente 900 metros de extensão. Por lá, por volta das 16h55min, passaram 23 carros no período observado. Próximo das 19h05min, o fluxo registrou 104 veículos em cinco minutos.

Os movimentos menos intensos foram registrados na rua Fábio Brito de Azambuja, por onde muitos estudantes entram pela ERS-130, e na av. Alberto Pasqualini, próximo da Ponte de Ferro, quase divisa com Arroio do Meio. Na primeira via, o número de veículos registrados em cinco minutos passou de 15 para 27. Na avenida, passaram 14 por volta das 16h35min e 29 quando já se passavam das 19h.

Teste para a av. Alberto Pasqualini

O recomeço das aulas foi um teste para as modificações realizadas recentemente em um trecho da av. Alberto Pasqualini. Entre o trevo da BR-386 que dá acesso à cidade e a esquina com a rua Washington Luis, houve alargamento da pista e troca de semáforos. Mesmo assim, houve tranqueira ontem. “Tá difícil, mas ainda considero o melhor caminho”, diz Paulo Bagatini, motorista de ônibus.

“É agora que poderemos analisar melhor se é necessário modificar alguma coisa a mais”, avalia o diretor de Trânsito, Euclides Rodrigues. Por volta das 18h55min de ontem, o trânsito estava quase parado entre a esquina com a rua Miguel Tostes e o trevo da rodovia federal. Foram registrados 181 veículos em cinco minutos. No meio da tarde, o fluxo era de 104 veículos.

A tranqueira gerada pelo excesso de veículos e pelos semáforos será analisada pelo Departamento de Trânsito. Rodrigues pretende aumentar em até 20 segundos o tempo do sinal verde nos semáforos para quem se desloca pela avenida. “Vamos fazer isso em horários pré-determinados, quando há menos tráfego nas vias paralelas.”

Outras mudanças já estão programadas. O departamento pretende retirar o semáforo na esquina da avenida com a rua Fábio Brito de Azambuja. Com isso, a conversão para aquela via será proibida. Há possibilidade de colocação de uma lombada eletrônica em frente à escola Érico Veríssimo. Rodrigues garante ainda que o estacionamento não será liberado e que o limite de velocidade não deve superar 40 km/h em alguns trechos.

Univates aumenta estacionamento

Todos os semestres a Univates registra aumento no número de alunos. Por consequência, são mais veículos também. Para este semestre, o Setor de Engenharia e Manutenção da Univates estima receber uma média diária de 1.620 carros, 400 motos, 30 ônibus e 30 vans. O número pode ser superior, pois muitos estudantes chegam de carona à instituição.

Para receber esse montante de veículos, o centro universitário aumentou mais uma vez a capacidade do seu estacionamento. Hoje, há vagas para 1.995 carros, 595 motos, 49 ônibus e 53 vans. Conforme Rodrigo Beuren, que atua no Setor de Engenharia, haverá acréscimo de vagas de acordo com o crescimento da demanda. A Univates garante que, neste momento, não cogita possibilidade de cobrar pelo uso desses espaços.

Acompanhe
nossas
redes sociais