Homicídios atingem 66% do total de 2013

Você

Homicídios atingem 66% do total de 2013

Doze pessoas foram assassinadas nos primeiros 54 dias. Último caso foi domingo

Vale do Taquari – O primeiro bimestre deste ano totaliza 66,6% dos homicídios registrados durante os 12 meses de 2013. Foram 12 mortes frente as 18 do ano passado. Nesse domingo, mais um assassinato. Morador do bairro São José, de Lajeado, Éverton da Trindade, 27, foi executado a tiros. O caso anterior aconteceu há duas semanas, na mesma cidade.

Trindade estaria na carona de uma motocicleta, às 21h30min, e foi levado até o acesso principal do Ginásio Nelson Brancher, na rua Norberto Domenico Schmatz. Ao desembarcar, o condutor do veículo sacou um revólver e disparou pelo menos duas vezes. Segundo registro, os projéteis atingiram a perna e o peito.

Moradores escutaram os disparos e telefonaram para a Brigada Militar (BM). Os policiais chegaram ao local instantes depois, acompanhados de uma ambulância do Samu. Trindade foi encontrado com vida e encaminhado ao Hospital Bruno Born (HBB), mas morreu em seguida.

De acordo com a polícia, a vítima estava foragida e tinha antecedentes por roubo, furto e envolvimento com drogas. Entre as suspeitas, o policiamento trabalha com a hipótese de que a execução esteja ligada ao tráfico de drogas. O assassino fugiu.

Assassinatos no ano

Lajeado lidera o número de casos na região. Desde 2003, foram 123 homicídios e oito latrocínios. O ano de 2004 teve os maiores índices, com 19 assassinatos. A polícia encontra dificuldade em conseguir provas. Por medo, testemunhas escondem informações dos investigadores.

A maioria dos casos levanta hipóteses de crimes envolvendo o tráfico de drogas, em especial os registros de Lajeado e Encantado. Em 2012 e 2011, os índices da Secretaria de Segurança Pública (SSP) contabilizam 27 assassinatos no Vale em cada ano.

Oito homicídios em dois dias

Entre a noite de domingo e a manhã de ontem, a Região Metropolitana e Porto Alegre contabilizaram oito assassinatos. Metade dos casos ocorreu na Zona Sul da Capital, nos bairros Restinga, Glória, Cavalhada e Santa Teresa.

Outros dois fatos aconteceram entre as 22h e 23h30min de domingo, em Viamão. O primeiro crime foi na Vila São Lucas. O segundo, na Vila Augusta. Os dois outros casos foram registrados em Alvorada e Sapucaia do Sul.

Todos os homicídios, exceto o de Janaína Buraldi (em Sapucaia), foram cometidos com arma de fogo. A mulher foi morta a facadas, dentro de casa.

Segundo caso em duas semanas

Às 23h40min do dia 11 deste mês, Carlos Alexandre da Silva, 35, foi assassinado. O crime aconteceu dentro da lancheria da vítima, na rua Paulo Emílio Thiesen, no bairro Olarias, em Lajeado.

De acordo com informações de populares, Silva estava com a mulher quando três homens chegaram. Dois entraram no estabelecimento gritando, enquanto o outro esperou do lado de fora. Em seguida, dispararam.

Análise policiais encontrou cartuchos de espingarda calibre 12 e dez cápsulas de uma pistola .380. A vítima foi socorrida pela mulher até o HBB, mas morreu tempo depois de chegar ao pronto-socorro. Parentes desconhecem o motivo do assassinato. Segundo a polícia, Silva era suspeito de uma tentativa de homicídio em setembro do ano passado.

Também de envolvimento em roubos.

Acompanhe
nossas
redes sociais