G8 avança projeto de saneamento básico

Você

G8 avança projeto de saneamento básico

Etapa inclui captação da água da chuva, preservação das fontes e tratamento de esgoto

Marques de Souza – Municípios integrantes do G8 recebem recursos para realizar segunda etapa do plano de saneamento. Verba federal de R$ 595 mil servirá para investir em captação de água da chuva, preservação da água potável e esgoto sanitário. Haverá licitação para contratação de empresa para elaborar ações nas oito cidades. O recurso será dividido e cada município terá projeto individual.

03Consórcio buscará mais recursos para a execução das iniciativas. Envolve muito mais verbas a realização dessas ações, com a construção de estações de tratamento em cada cidade, pondera o presidente, Ricardo Kich. Divulgação ocorreu em reunião do grupo na manhã da terça-feira, dia 4.

A primeira ação envolveu a elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Apresentado em 20 de novembro do ano passado, projeto deve iniciar neste ano. Conforme o presidente, não existe previsão de datas. Haverá terceirização do recolhimento de lixo nos oito municípios e resíduo passará por triagem em uma usina de tratamento.

A construção da estrutura ocorrerá em área cedida pelo Estado, em Progresso. Reciclagem e compostagem ocorrerão no local e o lixo rejeito será encaminhado para Minas do Leão. Os oito municípios produzem 50 toneladas de lixo. A intenção é reduzir para dez toneladas em cinco anos.

Diagnóstico da Lógica Gestão Ambiental Inteligente mostrou que 37% dos resíduos recolhidos nessas cidades são recicláveis. Área rural está contemplada no projeto. Haverá cobrança de taxa de recolhimento do lixo. Consórcio captou R$ 1,2 milhão do governo para esta etapa.

Kich ressalta que o plano de saneamento é uma determinação do governo federal desde 2011. O prazo final para apresentação do plano era dezembro do ano passado e a realização em 20 anos.

Educação e turismo

A educação continuada dos professores foi pauta da reunião. Docentes de cinco municípios participam do aperfeiçoamento, somando 200 educadores. O primeiro módulo abrangeu a Educação Infantil durante o mês de janeiro. Em fevereiro ocorre a segunda etapa. A conclusão será em julho.

O turismo ganhou espaço no debate. A principal proposta é promover a integração dos municípios. “Precisamos nos mobilizar e visitarmos uns aos outros”, acrescenta Kich. Existe projeto envolvendo grupos da terceira idade. O exemplo de Sério, com a a ong Ecosério que possui condutores voluntários, foi citado.

Presidência

A próxima reunião será no dia 11 de março. Os encontros ocorrem na primeira terça-feira do mês, mas, devido ao Carnaval, houve a transferência. A cidade anfitriã será a do próximo presidente escolhido para assumir o G8. O nome cogitado é de Fabiano Immich (PMDB), prefeito de Santa Clara do Sul. Ele será empossado na mesma data.

Acompanhe
nossas
redes sociais