Em dia de apagão, vendaval eleva prejuízo

Você

Em dia de apagão, vendaval eleva prejuízo

Falha no sistema nacional afetou distribuição de energia da Certel em 47 cidades

Vale do Taquari – No mesmo horário em que as linhas de transmissão de energia elétrica entre o Norte, Sudeste e Sul deixaram milhares de pessoas sem luz, um vendaval atingiu Cruzeiro do Sul, Lajeado e Estrela. Como resultado, casas foram destelhadas e postes caíram, prejudicando o abastecimento de energia.

02As cenas da semana passada se repetiram. O bairro Vila Zwirtes, em Cruzeiro do Sul, foi um dos locais mais atingidos. Na rua Ruben Feldens, dois postes de concreto caíram. As moradias da região ficara sem luz e a via ficou interrompida.

Estima-se que os ventos destelharam mais de 30 casas. Os destroços se espalharam pelas rua. O vendaval começou por volta de 15h30 e durou menos de 15 minutos. Todo o município ficou sem luz. Até o fim da edição, às 21h, a energia não havia sido restabelecida.

Os barulhos das telhas caindo assustou a dona de casa Iracema Ribeiro, 59, e fez ela se esconder no banheiro. “Eu estava descansando. Aquela barulheira quase me matou de susto.” O telhado da garagem e do quarto foram arrancados pela força do vento. Um prejuízo próximo dos R$ 5 mil. Há vinte anos morando no local, nunca havia enfrentado essa situação.

A auxiliar de limpeza Jussara da Costa, 54, trabalhava quando recebeu telefonema de uma vizinha avisando sobre danos na residência. Nervosa com a situação, no fim da tarde ela calculava as perdas. Telhas do quarto e da sala foram quebradas.

Além das telhas, a parede da casa de Lisiane de Castro, 33, cai. De acordo com ela, a construção havia terminado a pouco tempo. Durante a ventania, ela estava em frente de casa. “Escutei o barulho e pedi para as crianças se abrigarem em baixo da mesa”, conta.

A dona de casa diz que representantes da Assistência Social a visitaram. Foi encaminhado pedido de ajuda, para que ela possa receber materiais de construção. A família aguardava lonas da Defesa Civil.

Em Lajeado, durante o velório de Carol Weizenmann, 14, que morreu afogada no Rio Taquari na segunda-feira, os ventos arrancaram parte do telhado e por pouco não atingiram os familiares e o caixão.

Quedas de postes também foram registradas no interior de Estrela. Na noite de ontem, o Centro da cidade estava sem energia.

Situação de emergência

Desde a quinta-feira passada, temporais afetam Cruzeiro do Sul. Hoje, o prefeito Cesar Leandro Marmitt deve decretar situação de emergência. Conforme o vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil na cidade, Lairton Hauschild, ao todo, há mais de 50 casas danificadas devido aos vendavais.

Servidores do Departamento de Assistência Social, voluntários e integrantes da Defesa Civil contabilizam os danos.

Energia interrompida

Das duas concessionárias, a falha no sistema nacional de abastecimento de energia atingiu cidades atendidas pela Certel. A concessionária registrou corte em 47 municípios. Desse total, 24 do Vale do Taquari. São: Teutônia, Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Progresso, Pouso Novo, Poço das Antas, Imigrante, Paverama, Santa Clara do Sul, Sério, Capitão, Travesseiro, Colinas, Marques de Souza, Encantado, Roca Sales, Fazenda Vilanova, Cruzeiro do Sul, Putinga, Coqueiro Baixo, Forquetinha, Canudos do Vale e Westfália. Em nota, a Certel afirmou que o serviço foi normalizado antes das 17h.

Na área da AES Sul, cinco subestações foram desligadas. Em Venâncio Aires, Alegrete, Itaqui, Uruguaiana e São Borja.

Conforme o Operador Nacional do Sistema (ONS) a falha interrompeu o fluxo de 5 mil MW às 14h03min. De acordo com o órgão, às 14h41 ligação foi restaurada.

Acompanhe
nossas
redes sociais