Vale do Taquari – Pelo menos quatro municípios da região ficaram sem energia elétrica entre o fim da tarde e início da noite de ontem. A maioria dos cortes foi motivada pela queda de postes ou de árvores sobre a rede de luz. Equipes de emergência adentraram a madrugada na tentativa de restabelecer o fornecimento que, em alguns casos, demorou mais de quatro horas para voltar ao normal.
De acordo com a assessoria de comunicação da concessionária AES Sul, um dos danos foi causado na linha de transmissão Venâncio Aires – Estrela, que precisou ser desligada, provocando interrupção no fornecimento de energia elétrica para mais de 22 mil clientes.
Equipes percorreram a linha para localizar o defeito e providenciar o conserto, visando normalizar a situação. Apenas em Estrela, se estima que mais de 20 mil pessoas ficaram sem abastecimento. A situação começou a ser normalizada às 20h40min.
Em Lajeado, quase metade da cidade ficou sem luz. Um dos pontos mais críticos ocorreu no bairro Hidráulica. O vendaval derrubou três postes de luz, feitos de madeira, na rua João Stratmann por volta das 16h30min. Moradores bloquearam a rua para evitar acidentes e acionaram a emergência da AES Sul. Mas, segundo eles, houve dificuldade para conseguir contatar a fornecedora.
Técnicos chegaram ao local quase duas horas depois do ocorrido. Antes disso, guardas municipais de trânsito isolaram a passagem de veículos pelo ambiente. Contudo, foi preciso acionar uma equipe especializada para recolocar os postes.
A previsão, até o fechamento desta edição (21h), era de iniciar o conserto por volta das 22h. Com isso, o serviço se estenderia pela madrugada. “Cansamos de reclamar para a empresa. Eles nos tratam com desdém”, ressalta o morador Edemar Siqueira Dias, 76. O vizinho, Jeferson de Melo, 46, atesta a dificuldade de relacionamento com a concessionária. “Todos os dias temos queda de luz, mas ninguém resolve o problema.”
Na área de abrangência da cooperativa Certel Energia, os danos eram contabilizados até o fim da noite. Por meio da assessoria de comunicação, a distribuidora informou que os cortes foram registrados sobretudo no interior e devido a queda de galhos e árvores sobre a rede.
Fique atento
Clientes com dúvidas ou necessidade de informações podem entrar em contato com a central de relacionamento da AES Sul pelo telefone 0800 707 7272. Falta de energia elétrica pode ser informada pelo torpedo 28410, colocando apenas o código de cliente. Já para a Certel Energia, o telefone é 0800 51 6300.
Morador é eletrocutado em Lajeado
O aposentado João Henrique Marchy, 67, recebeu uma descarga elétrica no fim da tarde de ontem devido ao vendaval. Morador da rua José Bonifácio, no Hidráulica, em Lajeado, ele fechava o portão frontal da casa, quando galhos de árvore encostaram na rede principal da rua e provocaram um curto-circuito.
De acordo com a mulher, Maria das Graças, 59, Marchy foi arremessado pela força do choque e acabou, também, machucando as pernas. “Ouvi um estrondo, corri para frente da casa e a fiação estava pegando fogo. Ele, atirado no chão, desnorteado e ensanguentado.”
Um funcionário da ABB auxiliou a família. Uma equipe de resgate do Samu foi acionada, mas teve dificuldades de chegar ao local devido a postes caídos no trajeto. Quando os socorristas localizaram o endereço, familiares já haviam levado Marchy para o HBB. Conforme a instituição de saúde, o aposentado passa bem e não corre risco.