CVC vende roteiros do Vale em março

Você

CVC vende roteiros do Vale em março

Passeios para um ou dois dias nos principais pontos serão apresentados em SP

Vale do Taquari – O primeiro roteiro turístico da região produzido por uma agência de turismo de fora do Estado fica pronto em dois meses. Pelo menos sete cidades devem integrar os passeios. Gastronomia típica, cascatas, moinhos, lagos, hotéis, parque temático e museus serão ofertados para os visitantes pela CVC a partir de março.

01A apresentação oficial do novo roteiro do Vale do Taquari ocorre durante a 20ª edição do Workshop & Trade Show da CVC, nos dias 19 e 20 de março, no pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo (SP). O evento é considerado um dos maiores da América Latina no setor, e contará com a presença de centenas de expositores nacionais e internacionais.

Conforme o supervisor da CVC na região sul do Brasil, Luiz Moreira, a agência pretende lançar dois itinerários com tempo de duração distinto. O primeiro deles oferece passeio de um dia pelos principais pontos turísticos das rotas Germânica, Delícias da Colônia e da Erva-Mate. O segundo será de dois dias e engloba mais atrativos desses mesmos roteiros.

“Vamos lançar esses dois roteiros em março e depois pretendemos ampliá-los, ou readequar alguns detalhes. Estamos muito otimistas com o potencial dessa região.” A princípio, explica ele, os passeios terão início em Porto Alegre e também em cidades da Serra. Aluguel de carro e oferta de transporte coletivo serão oferecidos aos turistas.

Vantagem sobre o Vale do Rio Pardo

Moreira visitou, em maio de 2013, roteiros nos vales do Taquari e Rio Pardo. Foram cinco dias em cada região. Segundo o supervisor, a escolha pelo Vale do Taquari se deu em função da estrutura avançada para receber visitantes e pelo trabalho já realizado pela Associação dos Municípios de Turismo da Região (Amturvales).

Os empreendimentos e pontos turísticos que devem compôr o roteiro ainda são compilados pela equipe da Amturvales. Conforme a turismóloga, Lizeli Bergamaschi, nos próximos dias inicia uma série de reuniões com empresários e representantes de administrações municipais, com intuito de formalizar a proposta da CVC. “São cidades e empreendedores que já fazem parte de rotas e roteiros da região.”

Setur aposta na região

O Vale do Taquari foi um dos premiados na categoria de Melhores Práticas em Gestão e Planejamento, no Prêmio Inovação do Turismo de 2013. A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) aposta na região. Desde 2011, cerca de R$ 630 mil foram disponibilizados para a Amturvales investir em diversos cursos de qualificação pessoal.

Entre os cursos oferecidos, destaque para Treinamento de Cerimonial e Protocolo, Gestão Pública do Turismo, Dicção, Oratória e Desinibição, Sensibilização ao Turismo, Atendimento ao Turista, Gestão de Empreendimentos Turísticos, Turismo Rural e Boas Práticas e Ambientação nos Serviços de Alimentação.

Também está em licitação a oferta de outros 13 cursos. Entre eles, Qualificação de Recursos Humanos para o Turismo, Gestão Pública Institucional do Turismo, Sustentabilidade Ambiental no Turismo, Organização e Prática de Roteiros Turísticos, Patrimônio Histórico – Cultural e Turismo, Cursos de Língua Inglesa para Atendimento ao Turista, Curso de Língua Espanhola para Atendimento ao Turista, Sensibilização ao Turismo e Atendimento ao Turista.

Foi o Departamento de Promoção e Marketing da Setur quem sugeriu à CVC que percorresse o Vale com o objetivo de incluir a região na programação de lazer da operadora. Hoje, mais de 35 agências de turismo gaúchas oferecem os roteiros da região aos turistas. A CVC é a primeira de fora do Estado a ofertar os passeios.

Preços indefinidos

Assim como os itinerários, os preços que a CVC cobrará pelos serviços também seguem indefinidos. Tudo depende de negociações com proprietários de hotéis, restaurantes e pontos turísticos. “Isso tudo deve ser finalizado até o fim do próximo mês”, avalia Moreira. O público-alvo é outro detalhe ainda não divulgado.

Os turistas devem passar pelos seguintes locais: Lagoa da Harmonia, Baviera Hotel, Restaurante Matinho e Museu Municipal, em Teutônia; Sirlei Chocolates, Estrela Palace Hotel e Berwanger Cachaçaria, em Estrela; Parque Histórico, Weiand Hotel e Shopping, em Lajeado; Cactário e Convento Boaventura, em Imigrante; Divine Chocolates e Di Marco Hotel, em Encantado; Museu do Pão, Moinho, ervateira e Lago Verde em Ilópolis; Viveiros Pitol em Anta Gorda.

Acompanhe
nossas
redes sociais