Teutônia – Empresa vencedora da licitação para atender o transporte público do município, Stadtbus oferecerá serviço até as 22h a partir do dia 24 de fevereiro. A intenção é propiciar mais uma opção aos estudantes, além do escolar.
Bairros Botafogo e Boa Vista serão incluídos na rota a partir da mesma data,com pelo menos dois horários em cada turno. Em março, haverá implantação do sistema de bilhetagem eletrônico.
Posses e Vila Esperança não faziam parte do edital, mas são atendidos pelos itinerários. A empresa começou a prestar o serviço em 14 dezembro de 2013. O preço da passagem aumentou de R$ 2 para R$ 2,30. Expectativa é atender 40 mil passageiros por mês. Quatro ônibus fazem o trabalho, além de um de reserva. Todos possuem sistema de acesso para cadeirantes. Contratados seis motoristas, cinco cobradores e dois funcionários para o escritório.
Existem dois circularesprincipais, que passamde meia em meia hora. Um com início às 6h10min, até as 19h30min, do bairro Teutônia até Canabarro. Outro saindo do bairro Canabarro até Teutônia, das 6h20min até as 20h.
Conforme o supervisor da empresa, André Oliveira, para horário estendido até as 22h, pelo menos um veículo trabalhará sem interrupçãodesde as 6h da manhã nesses trajetos.
Em pelo menos quatro horários diferentes os itinerários incluem a Fazenda São José e Loteamento Oito, Posses e Vila Esperança e Alesgut. Em cada um dos bairros, o primeiro transporte circula às 6h. No site da empresa, estão disponíveisroteiros e horários. Alterações serão divulgadas no portal com antecedência.
Poucas mudanças
Para a auxiliar de serviços gerais, Ivanete Lindemann, houve poucas mudanças até o momento na prestação do serviço. Ela não utiliza diariamente o transporte, porém sugere que sejam oferecidos outros trajetos. Ela mora no bairro Teutônia e precisa pegar táxi se quer ir até o bairro Languiru.
“Se preciso sair de manhã, o ônibus não passa pela Estrada da Várzea ou Velha, as pessoas precisam ir até as avenidas principais ou ir a pé até o destino”, comenta. Para ela, oferecer alternativa até as 22h é uma mudança positiva, pois beneficiará os estudantes.
Adaptação
Os 90 dias de adaptação terminam em março. Segundo Oliveira, o projeto final, com as adaptações nos trajetos,estará pronto até o final de fevereiro. As solicitações do edital foram atendidas, inclusive com horários e locais extras, completa o supervisor. Neste período de adaptação, existia a previsão de não oferecer ônibus em alguns horários da manhã ou da tarde, mas a empresa optou por atender o cronograma completo.
O secretário do Planejamento, Fabiano Eckel, destaca que antes os ônibus circulavam somente até as 19h. E a ampliação de alguns horários e das linhas não estavam previstos no contrato, mas são um plusda empresa. Dependendo da demanda no bairros Botafogo e Boa Vista, a escala poderá ser ampliada.
A empresa está construindo a proposta final, com autorização e discussão com o município.“Aos poucos, vamos escutando os pedidos da população e verificando possíveis alterações”, pondera Eckel. A administração terá o controle da quilometragem e número das catracas, para promover modificações no preço das passagem.
Conforme o secretário, a Stadtbus testará a partir de março o sistema de bilhetagem eletrônico. Em uma cartão com chip ficarão armazenados os créditos equivalentes ao número de passagens que o usuário adquiriu. A pessoa passa o cartão em um validador e a catraca é liberada. Substitui dinheiro, passes escolares e vale-transporte. A medida pretende agilizar a cobrança.
Processo licitatório
Exigência do Ministério Público desde 2007, a contratação por licitação foi atendida após quatro tentativas em cinco anos. Os motivos do atraso foram recursos e falta de documentações das empresas. Termo de ajustamento de conduta foi formalizado com o prefeito da época.
Em 2013, a Stadtbus Transportes Ltda., de Santa Cruz do Sul, venceu o processo, obrigatório para a concessão de serviço público. O resultado foi homologado no dia 24 de outubro. A empresa terá a concessão do serviço por dez anos, com possibilidade de prorrogação por mais dez.