Vale do Taquari – Após o fim de semana com temperaturas amenas, calorão retorna. A chegada de uma massa de ar quente a partir do Norte do Estado intensifica a sensação de abafamento. Na segunda-feira, as temperaturas superaram 37°C.
Calor que pode ser considerado fraco perto do que está por vir. Nos próximos dias, o tempo quente e abafado permanece. Conforme a MetSul Meteorologia, o pior é esperado para o começo de fevereiro, quando a massa de ar quente se fortalece sobre o Sul do país. “Tudo indica que haverá pouca chuva”, adverte o diretor da instituição, Eugênio Hackbart.
Segundo ele, o Rio Grande do Sul sofrerá com marcas acima da média. O calorão também atinge outros estados brasileiros, além do Paraguai, Uruguai e o Centro-Norte da Argentina. “Será um evento excepcional de calor que pode fazer deste verão o mais quente ou um dos mais quentes já registrados em mais de um século de observações.”
A onda de calor, diz Hackbart, está no começo e deve ser longa e intensa, com duração de 15 dias. De acordo com o diretor da MetSul, o fenômeno ocorre devido à “bolha” gigante de ar quente associada à contínua área de alta pressão atmosférica. “É verdadeira panela de pressão com ar quente aprisionado nela e se intensificando enquanto o ar mais frio que poderia trazer alívio fica bloqueado.”
Frente à sequência de dias quentes agrava a sensação de abafamento nos centros urbanos, com temperaturas que devem se manter à noite. É provável que durante a primeira semana de fevereiro, conta Hackbart, se tenham máximas mais altas do que as registradas na semana passada. Conforme ele, as previsões estabelecem temperaturas de 41°C à sombra.
Calor histórico
De acordo com o MetSul, Hoje, não é possível dizer se os recordes oficiais de calor do Estado de 1917 e 1943 (42,6ºC em Jaguarão e Alegrete) estão ameaçados. “A temperatura tende a alcançar níveis extremos e terão relevância histórica”, prevê Hackbart.
Para a primeira semana de fevereiro, o calor pode superar o registro do mesmo período de 2010. Na época, diz, uma massa de ar quente castigou o Estado. A temperatura máxima superou 40ºC duas vezes em Porto Alegre (41,3ºC no dia 3 e 40,4ºC no dia 7, conforme a rede do Sistema Metroclima).
Tempo segue instável
Hoje – Sol com nuvens
Temperatura:
Mínima 23°C
Máxima 36°C
Quinta-feira – sol com pancadas de chuva
Temperatura:
Mínima 23°C
Máxima 37°C
Sexta-feira: sol com nuvens
Temperatura:
Mínima 23°C
Máxima 37°C
Sábado: sol com pancadas de chuva
Temperatura:
Mínima 23°C
Máxima 38°C
Domingo: sol com nuvens
Temperatura:
Mínima 24°C
Máxima 40°C