Cidade encara duas eleições em 14 meses

Você

Cidade encara duas eleições em 14 meses

Sem disputa eleitoral, campanha política se resume a “santinhos”. Votação é domingo

oktober-2024

Colinas – O sucessor do ex-prefeito Gilberto Keller (PMDB) será conhecido a partir das 17h deste domingo, quando encerram as votações. A chapa única, composta por Irineu Horst (PMDB) e Ademar Rieger (PT) – prefeito e vice, respectivamente – precisa de um voto. Diplomação e posse dos eleitos ocorrem dia 19. A chapa oposicionista, da coligação Por Amor A Colinas, surpreendeu moradores e líderes locais ao desistir da candidatura de Ary Herrmann e Airton Lansing em 24 de outubro. Em nota à imprensa, os políticos informaram que a atitude buscava “restabelecer a união e a paz na comunidade”. Atraso na entrega da documentação ao Cartório Eleitoral foi outro motivo. Sem adversários e com a filosofia de conquistar os votos dos moradores por meio de visitas às moradias, Horst e Rieger, pouco investiram na campanha. Além do combustível do veículo, foram distribuídos dois mil santinhos. Pelas ruas, nenhuma placa ou carro de som.

A votação começa às 8h. Cada eleitor deve comparecer à seção eleitoral especificada pelo Tribunal Regional Eleitoral (veja boxe). De acordo com estimativa do chefe do cartório, José Afonso Beraldin da Silva, os números do pleito serão conhecidos pelas 17h20min. Informa que quem administra as mesas tem acesso aos resultados. Mas o resultado oficial será divulgado entre 18h15min e 18h30min.

A instalação das urnas ocorre na manhã de sábado. Ao todo, 44 pessoas ligadas ao Judiciário trabalham no fim de semana. Colinas possui 2.345 eleitores, distribuídos em sete locais de votação. “Foi um dos pleitos mais tranquilos que já acompanhei. Fizemos plantões sem receber nenhuma denúncia.”

Podem votar eleitores com inscrição domiciliar até 16 de outubro deste ano. Para as Juntas Eleitorais e Mesas Receptoras de Voto, foram convocados para atuar os mesmos que atuaram nas eleições municipais de 7 de outubro de 2012.

Fato histórico

Inédita na história política do Vale do Taquari, a cassação dos diplomas de Keller e seu vice, Marcelo Schroer, repercutiu de forma negativa na comunidade. Durante processo no qual os políticos buscavam sua absolvição, moradores fizeram manifesto de apoio pelas ruas da cidade até a casa do ex-prefeito. Na tarde do dia 17 de outubro, a então presidente do Legislativo, Marli Stiegemeier (PMDB), assumiu a chefia da administração municipal.

De acordo com a norma, candidatos únicos de cidades com menos de 200 mil votantes vencem ao obter maioria simples dos votos válidos – sem computar os em banco e nulos. Na prática, Horst depende do próprio voto.

Caso similar ocorreu nas eleições municipais de 2004, em Coqueiro Baixo, na reeleição de Veríssimo Caumo. Neste caso, por menos votos que ele receba, Horst será considerado prefeito. No entanto, é preciso seguir o rito jurídico.

Nas eleições do ano passado, 106 das 5.565 cidades brasileiras tiveram candidato único. Entre elas, Westfália. Os cinco partidos constituídos optaram por Sérgio Marasca (PT) ao lado do vice Otávio Landmeier (PMDB), repetindo a dobradinha das eleições de 2008. No último pleito, a dupla recebeu 1.855 votos.

Perfil dos candidatos

Irineu Horst, 56 (prefeito)

Natural de Linha Ano Bom, trabalhou na agricultura até os 25 anos. Depois disso, começou a lecionar para séries iniciais. Entre 1984/87, cursou licenciatura de Estudos Sociais pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ao terminar o estudo, lecionou por dois anos em Imigrante. De 1990 a 2000, deu aula na escola estadual de Colinas. Neste período, também foi diretor da entidade. Em 2001, assumiu a Secretaria da Educação do município. Neste período, fez pós graduação em gestão educacional e licenciatura em história.

Ademar Rieger, 49 (vice)

Nasceu em Linha 31 de Outubro. Até os 18 anos, trabalhou na agricultura. Atuou durante três anos em uma fábrica de calçados e há 28 anos começou na construção civil, setor no qual tem empresa própria há dez anos. É presidente da câmara de vereadores, pelo segundo mandato consecutivo. No último pleito, teve o segundo maior respaldo da comunidade: 178 votos.

Acompanhe
nossas
redes sociais