Vale do Taquari – Quatro Centros de Remoção e Depósito (CRDs) da região participam amanhã do leilão de veículos promovido pelo Detran-RS. São ofertadas 408 unidades, entre sucatas e seminovos. O evento ocorre na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) a partir das 10h.
Interessados em participar podem conferir os lotes durante o dia de hoje nos CRDs participantes: Guinchos Pinheiro, de Arroio do Meio; Guinchos Master, de Lajeado; Guinchos Favero, de Encantado, e Guinchos Veic Lautert, de Fazenda Vilanova. Veículos do leilão estão demarcados com pintura amarela e branca, sobre o para-brisa no caso dos carros, e sobre o banco das motocicletas.
Ao todo, são leiloados quatro carros e 42 motocicletas, veículos com documentação (aptos para voltar à circulação), sem restrições policiais e/ou judiciais e desvinculados de qualquer pendência legal ou financeira.
Há também 128 carros e 234 motocicletas, considerados sucateados. Esses, conforme estabelece o Detran, são veículos que não estão aptos à circulação em via pública, com seu registro baixado na Base Estadual e no Renavam. No entanto, as peças estão liberadas para venda.
Podem participar pessoas físicas e jurídicas de qualquer natureza. Para arrematar o lote, o comprador deve apresentar no ato o RG, CPF e comprovante de residência, se pessoa física; contrato social ou cópia autenticada, CNPJ, RG e CPF do representante, se pessoa jurídica.
A lista completa, separada por CRD, pode ser acessada pelo endereço eletrônico da entidade: www.detran.rs.gov.br Basta clicar na barra à esquerda da página, leilões-veículos, depois no link editais de leilão.
Funcionamento do leilão
O leiloeiro de amanhã é Giancarlo Peterlongo Lorenzini Menegotto, que cobra uma taxa de 6% pelo serviço. Interessados farão lances a partir do preço mínimo de arrematação (constante no edital). Leva o produto quem fizer a maior oferta. Uma vez aceito o lance, não se admite desistência. Em seguida, o licitante deverá se dirigir à mesa, dentro de 15 minutos – contados da batida do martelo com a documentação necessária, sob pena de perder direito ao lote.
O valor do lance deve ser pago no ato, em dinheiro ou com cheque. Se as condições forem descumpridas, o bem volta ao leilão. O dinheiro arrecadado será utilizado para quitar as pendências do veículo, conforme o Código de Trânsito.
A data de entrega do bem será estabelecida pela Coordenadoria de Leilões, dentro de 15 dias úteis. Quando o pagamento do lote arrematado for feito em cheque, a liberação só ocorrerá após sua compensação. A retirada deve ser feita dentro do prazo estipulado em edital.
Origem dos veículos
De acordo com a legislação, todos os bens apreendidos em depósitos por mais de 90 dias estão sujeitos ao leilão, caso não sejam reclamados pelo proprietário. O veículo pode ser removido por infração de trânsito (medida administrativa); por envolver-se em acidente com lesões corporais ou em qualquer tipo de ilegalidade penal.
Ao veículo entrar nos depósitos, o Detran emite uma carta ao proprietário (conforme endereço constante no banco de dados). A carta é explicativa, orientando sobre o procedimento de liberação. O proprietário poderá, até a data informada na notificação, regularizar a situação do registro do veículo e retirá-lo do depósito.